Dia do Mdico Radiologista – 08 Dezembro – Descoberta do RX

*Descoberta do RX!*

Em 8 de novembro de 1895 (daí o Dia do Médico Radiologista), o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen nascido 27/03/1845) fazia experiências com um tubo de raios catódicos quando observou uma velha tela fluorescente iluminada a mais de um metro de distância, quando ligou o tubo e apesar de estar envolta em grosso papelão. Com isso observou a capacidade daqueles raios de penetrarem diversos tipos de materiais – inclusive sua própria mão. Testou diversos objetos até que em 22 de dezembro colocou a mão esquerda da sua esposa Anna Bertha (com o anel de noivado) nos raios e vislumbrou seus ossos e tecidos moles. Em 28 de dezembro de 1895 entregou suas descobertas à Sociedade Físico-Médica de Würzburg, Alemanha.

_“Ela produzia luminescência em certos materiais fluorescentes, sensibilizava chapas fotográficas, mas em si era invisível ao olho humano, não parecia sofrer refração, nem reflexão, nem polarização. Não se tratava de luz (por ser invisível e atravessar grandes espessuras de madeira ou papel), não era igual aos raios catódicos (não sofria desvio com ímãs e tinha poder de penetração muito superior), nem aos raios ultravioleta ou infravermelho (pelo seu poder de penetração)“._ Aos raios desconhecidos chamou de Raios X.

A descoberta do RX deu-lhe o Prêmio Nobel de Física de 1901.

*E o Brasil?*

1ª radiografia: 1896. Por quem? A disputa está entre Silva Ramos/SP, Francisco Pereira Neves/RJ e Alfredo Brito/BA. É de 1913 os primeiros professores de Radiologia: Rafael Barros/SP e Duque Estrada/RJ nas Santas Casas locais. José Maria Cabello Campos fundador e presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia. Nicola Casal Caminha é considerado o Pai da Radiologia no Brasil, professor da Faculdade Nacional de Medicina.

_“Os RX não erram. Quem erra é o médico que não sabe interpretar”_ – Henrique Toledo Dodsworth, primeiro a incorporar a radiologia à Clínica Médica.

*Complicações / reações adversas e riscos!*

Procure complementar as leituras sobre esse formidável tema.

Ah! Lembre de ler sobre *Abreugrafia – um brasileiro e o Brasil contra a tuberculose!*

_Cronista: diversas fontes de pesquisa, sujeitas a detalhes históricos._

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2022 – 51 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário