Sonhos & Pesadelos!
Observe que dormimos durante 1/3 da vida terrena. Pois é, a quantidade de horas ou dias acomodados num singelo leito ou escorados em qualquer anteparo é significativo, senão assustador. Quando tiver 60 anos de idade, estaremos entregues aos braços de Morfeu por cerca de 20 anos.
“Morfeu?” “Quem é essa criatura tão poderosa quanto o Egg Head?” Descanse ( mais ou menos!), pois é uma criatura mitológica. Da antiga mitologia grega, filho de outra divindade chamada de Hypnos – lembre hipnose! – esse é o todo poderoso deus do sono. Acreditavam os gregos antigos que seriam como metamorfos ou criaturas que poderiam, tinha o poder e a habilidade de assumirem outras formas e se enfiarem debaixo dos lençóis com humanos, influenciando e algo mais.
Crenças singram os mares empurrados pelo vento da necessidade de justificar ou, meramente, explicar aquilo que desconhecemos. Faz algum tempo que a Medicina faz mapas do sono das pessoas. Buscam-se motivos, causas do mau dormir e do mal estado da mente e do corpo ao acordar. “Uma noite mal dormida é um dia cruel!” Isso é real e comprovável. A Medicina busca entender e tratar, aliviar causas e sintomas, como a apneia do sono e as consequentes máscaras para melhor oxigenação da pessoa.
Crônicas & Agudas!
Enxaqueca. Cefalalgias de toda ordem. Torcicolos e dores musculares, até contraturas. Pressão arterial (hipertensão arterial) instável. Diminuição da imunidade e alterações do humor. Déficit de memória e de aprendizado. O rosário é longo e até doloroso. Outras crenças promulgam que durante o sono a alma pode deixar seu arcabouço corporal e “sair por aí”. “E os sonhos? E os pesadelos?” Certas pessoas têm sonhos vívidos, como se fossem reais. Intensos! Uns lembram ao acordar, outros após um ‘estalo’ qualquer, acordam algumas lembranças. Outros são sonhos terríveis, assustadores, violentos – aqui adentramos o território hostil do pesadelo!
Muitos acordam na madrugada banhados de um suor pegajoso e com o coração querendo saltar pela boca. Pior com aqueles que desejam acordar e sair daquele looping de medo e dor e não conseguem livrar-se das correntes do sono. Sonhos daquilo que viveram em algum tempo (?) ou, pior, daquilo que arriscam enfrentar num futuro incerto. Em muitas culturas e tempos da humanidade, com auxílio ou não de drogas, busca-se o sono e o sonho, talvez o pesadelo, para crescer, evoluir, identificar-se com seu tótem, descobrir saídas de graves problemas pessoais ou da tribo e… Descansar. Há brasileiros que dormem para jogar no bixo e nas loterias.
Crônicas & Agudas!
A vida durante o sono e vertida em sonhos ou pesadelos transcende ao nosso pleno entendimento e análise. “Pior quando acordamos e descobrimos que o pesadelo é estar acordado!” Já escutou alguém assim dizer? Outro dia, ouvi isso. Para muitos, o sonho será um Brasil que eles plantaram. Para outros, o pesadelo anunciado continuará depois da porta dos quarteis e de um Brasil que lhes será hostil. Sim ou não? Sonho ou pesadelo. Você e-leitor que me persegue ou acompanha tem o seu respeitável entendimento.
Para todos, acordados ou dormindo, a conta chegará. A conta vai chegar, positiva ou negativa, prepare-se pois o mundo nunca mais será o mesmo. O mundo real e palpável é bem mais sinistro que aquele do Morfeu? Será?
&
&
&
&
2022.11.22 – Sonhos & Pesadelos – Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas
Jornal Opinião de Viamão