O Mar e o Lago: Mortos! 31 Janeiro 2023

O Mar e o Lago: Mortos!

“Edinho, sobe aqui na viatura e vamos dar uma banda no finado Lago da Tarumã”, disse-me um parente do grupo Esfolados em Viamão. Quando te pegam assim “mais que de repente”, “no contrapé” o sujeito leva um baque – “Finado Lago da Tarumã?”. O mui leal e famoso Lago da Tarumã tem história e estórias. Apesar de ninguém ver ou saber de pronto o que é “Tarumã”, mas isso até é de menos. A mesma Tarumã deu nome ao ‘pomposo e ligeiro’ Autódromo Internacional de Tarumã. A turma dos Discutidores sem Fronteiras também discute a origem do nome Viamão.

O Mar Morto, das calendas bíblicas, do turismo quando não chovem mísseis e balas entre as criaturas da região, é mundialmente conhecido. Tal é a sua densidade e salinidade intensa, não há vida (?) em suas águas, exceto das pessoas, ainda humanas, que vão salgar o lombo e outras regiões sem virar charque. Os Discutidores já encaminharam recurso ao Cabeça de Ovo para saber quem matou o Mar Morto. Foi instaurado inquérito e saiu ordem de prisão para Moisés, aquele que abriu, rachou ou apartou as águas. Não confundir com apartar as éguas (do Zecão Tropeiro).

Crônicas & Agudas!

Ao chegarmos à sepultura do Lago da Tarumã, soube que um intrépido e ilustre viamonense tinha realizado uma inspeção na cova. Já vi sepulturas diversas – desde os buracos de ossos, mausoléus, cova rasa, cova coletiva, carneiras, etc. Mas foi a primeira vez que soube de sepultar com terra e vegetação sem nenhuma flor ou coroa de despedida. Nem velas! “Chama o IBAMA, a FUNAI e o Patrimonho histérico!” – berrava numa caixa de som um dragão, uma Shermann em grande furor e ‘cuspição’. Até as tatuagens cuspiam!

Não havia nenhuma gota ou fiapo de água visível. Convenhamos que foi um serviço bem feito. Não há notícia de que tenha recebido extrema unção dos políticos de plantão. Soube que farão uma lápide – “Aqui jaz o sofrido Lago da Tarumã. Teve boa juventude e uma velhice caótica, poluída e abandonada”! Nem missa de 7º dia, como o Solar dos Barcelos.

Cr & Ag!

Uma criatura híbrida de Hulk com Costinha (explico: da cintura para cima é um Hulk, da cintura para baixo é um Costinha), bombado, entupido de “asteroides e analbolizantes” fazia discurso: “Quando eleito trarei vida nova, darei à luz ao Lago da Tarumã e churrasqueiras com cerveja e picanha 0800”. Uma galera aplaudia e agitava bandeiras – “Tá eleito!” Um magrão de argola nas ventas segredou: “Ele ficou tipo, sei lá, tipo órfão ou viúva do cocodrilo do lago. Dizia que era uma largatrixa que tomou asteroides e anabolizantes. É o amooor!”

Circula um pedido de assinaturas, já com vários dedões, para ser feita a transposição das águas do caudaloso riacho Fiúza, já que o esgotão do finado rio Gravataí vai continuar fornecendo água para Viamão City e periferia. Já há uma dúzia de empreiteiras no cartel. Ou seria ‘carretel’. Pois é! Todas com larga experiência comprovada na Lava Jato.

Cr & Ag!

Meu amigo Renatão esgotou-se de nadar de braçada para retirar o lixo e os aguapés. Não há mal que sempre dure, nem governo eterno. Outro projeto cobra 50 centavos em cada conta de água para encher o lago e manter a água tratada para banho e caiaque. Sim ou não?

Um liberal radical em campanha de entregar o Lago da Tarumã para a “iniciativa privada”. Fracassou na largada. Não apareceu nenhuma “iniciativa” e a “privada” estava cheia e fedendo, das moscas voarem de ré.

Se não acharem uma maneira de botar água e a água ficar ali, limpa e usável, prometem trocar o nome para o Largo da Tarumã. Remendando – tarumã tanto pode ser uma árvore, arbusto ou uma tribo indígena. “Chama a Funai”, me alerta o Arigó do Lago!

2023.01.31 – O Mar e o Lago: Mortos! Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Deixe um comentário