Triângulos e Polígonos Amorosos! 2023.02.07

Triângulos e Polígonos Amorosos!

Meu pai que faleceu na derradeira década do século passado, se acordasse na sepultura e olhasse o mundo ao seu redor, talvez voltasse para o sono eterno. Aos vivos e sobreviventes a sensação e o golpe poderia ser similar? Quantos estão com imensas dificuldade de adaptação a esse mundo retorcido, senão bizarro, onde o absurdo se exterioriza dos pensamentos às atitudes – por exemplo, como votar? “Votar?” – Pois é, a duras penas o direito de eleger e de ser eleito foi adquirido. Para as mulheres foi muito pior. “Voltar a votar” com respeito e dignidade? Sim ou não?

Voltemos ao café morno ou à vaca fria. O triângulo amoroso evoluiu ou retrocedeu? As versões são diversas e quase intermináveis. Vamos adentrar esse terreno de algumas dessas distopia amorosas que diferem do harém do hipotético sultão Ali Kate. Mulherio a dar com um pau. Catarina II, a Grande, da Rússia, era considerada uma ninja dos lençóis, gramados, pelegos e uma infinidade de leitos amorosos – transita na história. Uma lenda político-urbana atribui a voracidade de um carcará a um presidente e um dos seus fetiches são as viúvas, principalmente as frescas.

Crônicas & Agudas!

Um cão latindo em surto político-psicótico, o amigo não conseguia falar e ralhava com a criatura. Nada adiantava. Ele segredou: “A mulher gosta mais dessa cadela do que de mim. Levanta qualquer hora da noite para ver a cadela, dar água, fazer agrados na criatura até parar de latir. Outro dia saquei do Rivotril e fiz a criatura dormir o dia e a noite. Ela me ameaçou com divórcio, com o Ibama e o cabeça de ovo. Não tenho hora de comer e nem de almoçar se eu mesmo não providenciar. A cadela já gasta mais com veterinária e petshop do que com meus remédios. Tô ferrado. E nessa idade, começar de novo, tem o risco de achar uma alucinada pior. Vá que goste de cobras, jacarés, lulas.”

Outro! “Somando a cachorrada e os gatos, tem um time de futebol com os reservas. Pode isso? Começou com dois e vai aumentando. Fui dar uma letra e sabe o que ela falou? – Os incomodados que se retirem. Tô dormindo no quarto que era do filho lá na garagem. Outro dia, depois de muito tempo, tive um surto, um furor galopante. Daquelas que tem urgência, pois se esmorecer… Ela topou a pegada. Não evoluiu com o quarto e a cama cheia do bicharedo. Esmoreci! Já ando na capa da gaita.” – declaração de outro conhecido que sobreviveu à pandemia, mas desconhece se vai conviver e sobreviver os próximos anos.

Crônicas & Agudas!

Triângulo amoroso versa em três pontas e alguns orifícios, já o polígono amoroso é essa situação esquisita, estranha que algumas casas albergam. Canil e gatil com um de estorvo? O limite é que não tem limite para alguns. No litoral é comum observar as criaturas, até idosos, passeando com uma alcateia, um esquadrão de cães nas guias e nos colos. Outro dia, um casal estava com quatro cães tamanho do Maguila. Pior, entraram num edifício. Dá para imaginar a convivência? Os animais tem humanos de estimação?

“Só fala de mulher?” – Não. Sei de homem que é casado com pitbull e tem uma mulher pet. Sai com o pitbull. Só vai em lugar com acesso para o pitbull. Parece que a mulher vai de “intrometida”. Um parente do cujo, chamou-o de “pitbixa”, como no programa de humor da TV. Não deu morte, mas deu inimizade.

Triângulos e polígonos! Trocar a mulher por outra mulher era comum – e vice-versa. Com a variedade inesgotável de “gêneros” e a evolução (ou involução?), trocam-se humanos por animais. Onde está o erro maior? Como no caso do veneno – tudo está na dose. Abusos e excessos fracassam a saúde do corpo. E nos relacionamentos humanos?

&

&

&

&

2023.02.07 – Triângulos e Polígonos Amorosos! Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2022 – 51 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário