A Flor e o Espinho! 2023.03.26

A Flor e o Espinho!

Entrego uma tríade nas minhas mensagens: ‘Reconhecimento, Respeito e Gratidão!’ Para alguns isso nada significa e pouco representa em sua jornada de vida. No entanto, creio ser as fundações de uma vida, junto com outros valores conceituais, pessoais, para evoluir e crescer positivamente, com Luz. O espírito crítico é inerente e necessário ao homem, observa erros e corrige caminhos. Há um limite, como em tudo nessa vida. Há pessoas que observam os erros e descuidos em qualquer situação. E mostram. Mas essas mesmas pessoas são capazes de ver e mostrar os acertos? O homem reclamante sobre a comida que a esposa lhe serve com amor, mas nega (mesmo que sinta) manifestar elogios quando aprecia ou para incentivar seu trabalho. Alguns ‘simplórios’ alegam: “Ela sabe!”. Raiz e esporos de relacionamentos fracassados. Por que não demonstrar? A vida nos dá obras de arte a todo momento (o sol nascendo ou se pondo), mas reclama do vento, da nuvem e vai nesse rosário de dedos apontados.

[Tire o seu sorriso do caminho | Que eu quero passar com a minha dor | Hoje pra você eu sou espinho | Espinho não machuca a flor…] [Eu só errei quando juntei Minh’ alma a sua | O sol não pode viver perto
da lua]

A criatura abdica de sentir o perfume da flor, a beleza de uma rosa, o orvalho em sua face iluminada, um botão que rompe em ascensão de beleza e encantamento. Sentir seu toque aveludado. Receber uma flor, seja uma rosa ou outra maravilha da natureza, para aguçar sua crítica por um espinho que pouco lhe tocou. Essa analogia que faço junto contigo está nas tranças, no emaranhado ou nas teias cerzidas pela dificuldade ou incapacidade de reconhecer o trabalho do outro. Respeitar as qualidades e ser grato, porque alguém está fazendo algo para iluminar, com seu amor e uso do tempo. Os legados que nos deixam é a luz que alguém deseja que recebamos. “Recebo a flor, mas sinto os espinhos?” Pergunte-se!

[Tire o seu sorriso do caminho | Que eu quero passar com a minha dor | Hoje pra você eu sou espinho | Espinho não machuca a flor] …

Cito a situação do casal, como poderia adentrar uma infinidade de outras situações ou atividades. “Eu estou colaborando com minha esposa, para ela ser melhor cozinheira, ser melhor dona de casa, ser melhor blá-blá-blá…” É falso! Pensa driblar o terapeuta ou outra pessoa. Quem não vê e demonstra as qualidades alheias não é um colaborador. Seria um inquisidor? Colaborador auxilia nos erros, mas jamais deixa de incentivar e aplaudir os incontáveis acertos. São, também, os pais que observam vários defeitos nos filhos. E as suas qualidades? A espiritualidade escuta essas trovoadas do comportamento como raios no horizonte dos relacionamentos e dos melhores sentimentos, como a Gratidão.

[É no espelho que eu vejo a minha mágoa | A minha dor e os olhos rasos d’água | Eu na sua vida já fui uma flor | Hoje sou espinho em seu amor ] – Samba de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito.

Tudo, inclusive, o espinho tem a sua utilidade e propósito. Ser a flor ou ser o espinho? Cativar ou afastar? Prender-se na fração sem absorver e sorver a beleza ou a mensagem do todo? São perenes, são marcantes e até eternos quem se dedica a florescer na sua vida e na vida dos outros. Thomas Edison teve milhares de erros até o resultado final que ilumina o mundo, afastando as sombras. Quantos espinhos lhe tocaram? Quantos fizeram como ele? Cada um de nós é um ser, uma criatura especial dotada de todas as capacidades da natureza. O que cada um faz consigo e com o mundo? Tua jornada. Minha jornada. Nossa jornada de vida!

2023.03.26 – A Flor e o Espinho – Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

MAY-BRITT MOSER * NOBEL DE MEDICINA * MULHERES NA MEDICINA

Obter o Outlook para Android

Elizabeth Blackburn e Carol Greider * Nobel de Medicina * MULHERES NA MEDICINA

Obter o Outlook para Android

LINDA BROWN BUCK * MULHERES NA MEDICINA *Nobel de Medicina

Obter o Outlook para Android

Rosalina Yalow * MULHERES NA MEDICINA

Obter o Outlook para Android

Lady Agnes Lyme Lister * MULHERES NA MEDICINA

Obter o Outlook para Android

Enfermeira Anna Nery * Mulheres na Medicina

Obter o Outlook para Android

A Essência da Serpente! 2023.03.20

A Essência da Serpente!

A Bíblia eternizou o mal sob a forma e ação da serpente no Jardin do Éden. Sorrateira. Dissimulada. Insidiosa. Maligna. E quantos outros adjetivos depreciativos e reais tem essa cobra, que a falta de membros lhe rendeu outros atributos onde a mente sinistra sobrepuja qualquer corpo sadio. Quando o alvo não for dominado pela mente, o veneno fará a aniquilação daquele que seria um acólito, agora uma vítima.

Reza a lenda que ainda, por algum tempo, os animais perduraram com a habilidade da voz e da comunicação entre eles e com os antigos hóspedes do Paraíso. Assim como na queda da Torre de Babel, onde os humanos buscavam subir e ascender ao céu, ao reino celestial e suas benesses, os animais tiveram a sua Babel e logo um oinc-oinc, bééé-bééé, miau-miau-miau, talvez um graur-graur e assim por diante numa onomatopeia alucinante, tão bela, quanto assustadora. Adão e Eva pegaram seus caminhos acompanhados por cães amigos e gatos no lombo de cavalos.

Cr & Ag!

“Vamos eleger o chefe aqui, manos”! Sibilou a serpente. Falando chiado com a língua partida. O macaco gostou da ideia e engatou uma campanha para a serpente e para o leão. O leão silencioso e pouco afeito a esses debates e atalhos de personalidade, bebia água com certa tranquilidade na fonte. O sapateio de patas em furor, embarreava água. A galinha continuava imperturbável na sua tarefa de comer insetos e catar milhos – “Isso não é meu problema!” A águia olhava do alto aquilo e achava que “Não vale a pena, eu resolvo as minhas broncas”!

A erudita coruja foi cooptada pela serpente e logo distribuía panfletos habilmente escritos. A girafa nem precisava esticar o pescoço para ver o pega, que logo virou um pega-pra-capar. Abutres e urubus-reis com suas penas pretas e distinta pompa fizeram um alto rochedo de sua tribuna e tinham a certeza de que seu banquete seria magnífico, desde que o leão não vencesse a disputa.

Cr & Ag!

“Ou está comigo ou está contra nós!” – dizia a serpente. Um veadinho saltitante sacudia uma bandeirinha da cobra. “Sempre amei e levei a cobra!” – bramava serelepe. A turma do leão estava vendo a coisa preta como as penas dos urubus que tomando vinho 10 anos e caviar, lagosta, jogavam no precipício ou em jaulas fétidas os potenciais adversários – “Essa é a lei do paraíso – croac-croac e cuá-cuá, grasnando, crocitando

.

As hordas de macacos atacaram um burro que comia seu pasto e suspirava. “Inhóóó-inhóóó – sou burro somente no nome, mas não me junto com venenosos. As serpentes já mataram e aleijaram meus parentes e amigos, quero distância do seu veneno”!

E veio o dia da eleição. “Aqui nos buracos das árvores, depositem seus votos, o senhor macaco fará a contagem dos votos e o crocodilo a segurança das urnas. E está decidido”! O leão e seus apoiadores sabiam do resultado que seria anunciado com muita pompa e ostentação, atraindo mais serpentes e acólitos de todos os lugares.

A serpente, logo coroada, sentou-se no trono de ouro e diamantes jogando ao lixo o humilde banco do leão. Seu veneno espraiava-se, vezes sutil, vezes em ondas avassaladoras. A Miséria e a Morte dançavam de mãos dadas sob o olhar guloso dos abutres e urubus.

– “E como termina isso? – gritou a pomba quase depenada. Do alto veio uma voz: “Por ação ou omissão, vocês escolheram o que plantaram e agora aguentem o que irão colher. Uma vez serpente, sempre será uma víbora”!

#

*

&

2023.03.20 – A Essência da Serpente – Edson Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2022 – 51 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Nutricionista LIESELOTTE ORNELAS * Mulheres na Medicina

Obter o Outlook para Android

Dra. ADRIANA MELO! Mulheres na Medicina

Obter o Outlook para Android

Entradas Mais Antigas Anteriores