Criar urubu para furar os olhos! Edson Olimpio Oliveira

“Criar urubu para furar os olhos!”

Esse velho ditado (não confundir com ‘velho deitado’) constata e alerta para uma verdade ancestral. Conta-se que os urubus e seus primos abutres – e congêneres – têm por menu alimentar-se dos olhos dos cadáveres e daqueles que teimam não morrer. O mais famoso dos gladiadores romanos foi Spartacus. Liderou uma rebelião contra o império. A rebelião foi sufocada e todos, ainda pegos em vida, foram retirados das masmorras romanas e crucificados às margens da Via Ápia – longos km de cruzes. Os corvos tisnavam suas penas negras com o sangue rubro das vítimas ainda vivas nas cruzes. O homem na sua ânsia de poder e dominação tentou treinar os urubus. Mais dia ou menos dia, o olhar mortal e sinistro se encontrava nos olhos do homem. E ali brotava uma fome insaciável, inesgotável.

Crônicas & Agudas!

Um exemplo, nessa pátria devastada pelo crime, é Suzane Von Richthofen, pior que o abutre, mais assassina que qualquer corvo ou fera. “Nem tanto ao céu e nem tanto à terra”, pensamos? Os exemplos abundam, florescem nesse pântano pútrido da devassidão da honra e da gratidão. Manfred e Marisia, seus pais assassinados, deveriam sentir os sinais reveladores desse espírito maligno. Mas como pais, jamais aceitariam a ideia de estarem criando um dos mais cruéis corvos, um urubu assassino que se associaria com mais dois abutres, bestas sanguinárias.

“Ah, mas é somente um menino vítima da sociedade!” Já ouviu isso sobre um jovem assassino, criminoso cruel e contumaz, terror para seus próprios comparsas. Isso é uma arte política, cria-se o problema, amplia-se o drama e depois se apresenta como solução, como resposta e tratamento adequado, quando o mal não foi cortado pela raiz. Executores da justiça vivem num universo paralelo e distante da realidade de quem trabalha e luta para sustentar com honra a sua família. Penas não cumpridas. Recursos inesgotáveis. “As cadeias estão cheias” porque a bandidagem não teme a lei e a ordem. Não há o exemplo a ser seguido – vejam a podridão eleita e reeleita em Pasárgada. Jornalistas e formadores de opinião sibilam que “fulano tem as penas somadas de 230 anos”, se ninguém, por lei, cumprirá mais de 30 anos. Fora as benesses da justiça.

Crônicas & Agudas!

Cabeças de galinha. Cérebros de galinha. Diz-se que a galinha é dos animais não humanos mais idiota, imbecil ou estúpido que existe. Será mesmo? Qual seria outro pior? Pois é, há controvérsias. Seria a desnutrição intelectual algo contagioso, infeccioso ou endêmico? A memória e o discernimento seriam atropelados e sepultados num redemoinho que a cada quatro anos vira um furacão? Mas não furam e nem afastam os gatos. E como tem gatos! E urubus!

Jamais generalizo. A generalização é a filha bastarda da imbecilidade refratária. Deveria haver concurso para os mais idiotas se locupletarem em medalhas e menções ‘honrosas’. É comum a estupidez vestir o chapéu do grupo e da coletividade, do ‘espírito de corpo’ (ou seria ‘porco’?) e exigir nominar pessoalmente os ‘ofendidos ou magoadinhos’.

Crônicas & Agudas!

Lembra, conhece algum “representante do povo” em qualquer dos poderes da velha e surrada república que se enquadra como “corvo, urubu, abutre”? Eleito, concursado ou contratado? E na sociedade em geral, na balada musical da charanga? Ou no samba de uma nota só? Ou, ainda, nas alegorias de uma escola de samba que coloca muito do seu pior na avenida sob os aplausos dos similares e assemelhados?

Essa cultura deve e pode mudar. Como? Famílias estruturadas e dignas é um começo. Professores nas escolas e não formadores de ideologia? Que mais? Ajudem-me!

2023.03.07 – Criar urubu para furar os olhos! Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico – Cirurgião

Escritor – Jornalismo

CREMERS 07720

Médico e Cirurgião Jubilado

SOCIERGS – Sociedade de Cirurgia Geral do RGS

AMRIGS – Associação Médica do RGS

CREMERS – Conselho Regional de Medicina do RGS

AMB – Associação Médica Brasileira

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua

+ de 30 Anos de Jornalismo / Crônicas & Agudas / Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Deixe um comentário