A Flor e o Espinho! 2023.03.26

A Flor e o Espinho!

Entrego uma tríade nas minhas mensagens: ‘Reconhecimento, Respeito e Gratidão!’ Para alguns isso nada significa e pouco representa em sua jornada de vida. No entanto, creio ser as fundações de uma vida, junto com outros valores conceituais, pessoais, para evoluir e crescer positivamente, com Luz. O espírito crítico é inerente e necessário ao homem, observa erros e corrige caminhos. Há um limite, como em tudo nessa vida. Há pessoas que observam os erros e descuidos em qualquer situação. E mostram. Mas essas mesmas pessoas são capazes de ver e mostrar os acertos? O homem reclamante sobre a comida que a esposa lhe serve com amor, mas nega (mesmo que sinta) manifestar elogios quando aprecia ou para incentivar seu trabalho. Alguns ‘simplórios’ alegam: “Ela sabe!”. Raiz e esporos de relacionamentos fracassados. Por que não demonstrar? A vida nos dá obras de arte a todo momento (o sol nascendo ou se pondo), mas reclama do vento, da nuvem e vai nesse rosário de dedos apontados.

[Tire o seu sorriso do caminho | Que eu quero passar com a minha dor | Hoje pra você eu sou espinho | Espinho não machuca a flor…] [Eu só errei quando juntei Minh’ alma a sua | O sol não pode viver perto
da lua]

A criatura abdica de sentir o perfume da flor, a beleza de uma rosa, o orvalho em sua face iluminada, um botão que rompe em ascensão de beleza e encantamento. Sentir seu toque aveludado. Receber uma flor, seja uma rosa ou outra maravilha da natureza, para aguçar sua crítica por um espinho que pouco lhe tocou. Essa analogia que faço junto contigo está nas tranças, no emaranhado ou nas teias cerzidas pela dificuldade ou incapacidade de reconhecer o trabalho do outro. Respeitar as qualidades e ser grato, porque alguém está fazendo algo para iluminar, com seu amor e uso do tempo. Os legados que nos deixam é a luz que alguém deseja que recebamos. “Recebo a flor, mas sinto os espinhos?” Pergunte-se!

[Tire o seu sorriso do caminho | Que eu quero passar com a minha dor | Hoje pra você eu sou espinho | Espinho não machuca a flor] …

Cito a situação do casal, como poderia adentrar uma infinidade de outras situações ou atividades. “Eu estou colaborando com minha esposa, para ela ser melhor cozinheira, ser melhor dona de casa, ser melhor blá-blá-blá…” É falso! Pensa driblar o terapeuta ou outra pessoa. Quem não vê e demonstra as qualidades alheias não é um colaborador. Seria um inquisidor? Colaborador auxilia nos erros, mas jamais deixa de incentivar e aplaudir os incontáveis acertos. São, também, os pais que observam vários defeitos nos filhos. E as suas qualidades? A espiritualidade escuta essas trovoadas do comportamento como raios no horizonte dos relacionamentos e dos melhores sentimentos, como a Gratidão.

[É no espelho que eu vejo a minha mágoa | A minha dor e os olhos rasos d’água | Eu na sua vida já fui uma flor | Hoje sou espinho em seu amor ] – Samba de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito.

Tudo, inclusive, o espinho tem a sua utilidade e propósito. Ser a flor ou ser o espinho? Cativar ou afastar? Prender-se na fração sem absorver e sorver a beleza ou a mensagem do todo? São perenes, são marcantes e até eternos quem se dedica a florescer na sua vida e na vida dos outros. Thomas Edison teve milhares de erros até o resultado final que ilumina o mundo, afastando as sombras. Quantos espinhos lhe tocaram? Quantos fizeram como ele? Cada um de nós é um ser, uma criatura especial dotada de todas as capacidades da natureza. O que cada um faz consigo e com o mundo? Tua jornada. Minha jornada. Nossa jornada de vida!

2023.03.26 – A Flor e o Espinho – Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Deixe um comentário