Casa de ferreiro, espeto de pau!
É longeva essa expressão. Remonta ao menos à Idade Média. O ferreiro sempre foi um profissional bem requisitado, tanto para fazer as armas necessárias às conquistas e defesa quanto as ferramentas de trabalhos domésticos e agrícolas. Modelando inicialmente o bronze, depois o ferro e logo o aço e tantos outros metais. Ao calor do fogo e na pancada da marreta contra o metal incandescente na bigorna, eram homens fortes, de natureza estoica e mestres artífices.
Qual o seu significado? Na via reta ou direta é do indivíduo ou da pessoa que tem tempo para os outros e não sobra tempo para si, sua família e sua casa. Pela via alegórica, há vários desdobres que você já está realizando em seus neurônios.
Podemos começar pelas mulheres que são “pau para toda obra”, todavia carecem de tempo para si. Conhece alguém assim? Ela cuida da casa, enfrenta a batalha de, além de parir filhos, tem que carregar as criaturas para escola, médico, brinquedos, etc. Ela anda ao redor de pais e mães com irmãos a tiracolo. Consegue ter cachorro e gato. Noutras épocas: gaiolas de passarinhos. Casamento, aniversário, velório ou enterro, lá está ela batendo continência para as necessidades da vida. Isso mesmo, vá pensando em outras coisas. E o marido? Alguns são realmente coisas que vivem pela cerveja, comida, amigos e o controle remoto da TV, exceto pelos surtos de furor sexual. É nessa balada! E o tempo dela?
Crônicas & Agudas!
Tem uma espécie de médicos que tratam e encontram tempo para a saúde de todos. Nesse todos incluem-se os gatos e cachorros da patroa ou da “nega veia”! Antes era o “bip”, agora o celular de prontidão. Sai no meio do aniversário ou esquece as datas dos filhos e da patroa. Parece que deixa o motor do carro sempre aquecendo para sair a qualquer hora, inclusive na hora fatídica – se me entende. Nunca encontra tempo para seu check-up. Até parece que foge de casa como “o diabo da cruz”. Dentista? “Morreu um bode debaixo da ponte” ou quando a dor de dente pede morfina. Muitos fazem uma meia-sola na boca e ‘vai-que-vai’. Ou ‘vamo-que-vamo’!
Crônicas & Agudas!
Veja a letra de “Galope” do Gonzaguinha (1978): “Casa de ferreiro, espeto de pau | O que é isso, meu irmão? | É que a vida é assim, meu irmão | É uma coisa engraçada.”
Ou “Casa de ferreiro” do Estatuto do Samba (2016): “Casa de ferreiro, espeto de pau | Pau te cutuca que cutuca o outro | Que cutuca o tal | Te vendo o meu conselho | Você compra se quiser | Na hora do desespero.”
O tempo! Nada contra que você tenha tempo para cuidar dos etecéteras, esse é o tempo que você assumiu. Nada contra o tempo que você gasta com a aldeia – entidades, igrejas e vá nessa trepidante e sinuosa estrada. Também se espera que o tempo que você gasta com a tribo – a família, como tios, sobrinhos, enteados, primos até a 14ª geração e afilhados. O cortejo é grande. Depois tem o tempo da família de casa, o cerne da realidade e das broncas. O âmago, por vezes amargo. Antes do refluxo, quem mais acrescenta à lista?
Pois é! O meu ou o teu tempo pessoal. Aquele tempo de sentar e ler um livro ou essa ‘formidável’ crônica. Ou de pescar. Talvez ir ao futebol e ver nosso time ser garfado, mais um supremo golpe. De fazer as unhas e o cabelo e “despilar”. O Professor Abuchaim da Psiquiatria orientava para olhar as mãos das mulheres, unhas, pele. E os cabelos e a limpeza das vestes. Muito do estado mental já está declarado. E nos homens? Como vai ou está a sua “casa de ferreiro”?
2023.10.30 – Casa de ferreiro, espeto de pau! Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas
Jornal Opinião de Viamão
www.edsonolimpio.com.br
www.edsonolimpio.org
Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira
Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.
CREMERS 07720
RQE 4700
. * .
Médico Cirurgião Jubilado
Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS
Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS
Associação Médica do RGS – AMRIGS
Associação Médica Brasileira – AMB
Viamão – RS
1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina
www.edsonolimpio.com.br
www.edsonolimpio.org
Autor dos livros:
Crônicas & Agudas
Crônicas & PontiAgudas
Trinity! A Saga continua.
+30 Anos de Jornalismo
Cronista Jornal Opinião de Viamão
-
-
luz de deus 2018
-
-
maos 20 2017