Movimentos Femininos! 2024.03.12

Movimentos Femininos!

De cara o aguçado e atilado leitor pensa nas batalhas femininas ao curso da história – direito ao voto, igualdade, salário,… A lista é enorme. Daria para fazer um livro, principalmente se mesclar com o “feminismo”. Entretanto esse humilde cronista vai em outra direção. Qual? Aquela que sublima, imortaliza, eterniza a mulher e nos faz verter lágrimas quentes e o coração tamborilar numa amorosa batucada.

Ajude-me! Pense na sua avó, na sua mãe, na esposa ou companheira de jornada, na filha, na professora, na médica em tantas mulheres que persistem, lutam e jamais se permitem deixar de serem mulheres. Os movimentos das mãos sobre o ventre que alberga seu filho, vezes buscando um alívio de cólicas ou dores, sempre como se acariciasse seu amado rebento. Os movimentos femininos acomodando sua criança sobre seu abdômen, encaixando-a entre seus seios túrgidos e encaixando o mamilo na boquinha que tanto espera sugar o alimento da vida e da alma. A troca de fraldas com carinho e cuidado. O banho traz movimentos de mãos e braços envolventes naquele pequeno ser que inspira os mais belos sentimentos.

Crônicas & Agudas!

As mãos que amparam e asseguram a segurança dos primeiros passos e que balança em seus braços o sono do amparo e do crescimento. Vezes lábios em movimento numa canção amorosa. Movimentos de uma noite em claro velando pela saúde. Mãos que secam as lágrimas de uma queda ou da vacina. Movimentos femininos que trazem carinho e proteção. Sim! Abandono de suas necessidades, de si mesma, para amar aquele que tanto dela necessita. Não há movimentos tão belos quanto aqueles gerados pelo amor. Você, mulher nesse instante, está com suas ideias num frenético rodopio lembrando, recordando seus ‘movimentos’.

Àquelas professoras que, além de vocacionadas, tinham uma missão que se exteriorizava desde o jardim de infância ao final do escolar. Ensinar era seu ofício. Educar era a família. A sinfonia, a sintonia entre mestre e família formava cidadãos, meninas e logo moçoilas aptas ao lar e ao trabalho. Uma época em que os movimentos apontavam uma diversidade de funções que somente uma mulher executa com maestria e imenso amor filial e familiar.

Crônicas & Agudas!

Talvez em tom de galhofa, mas certamente exprimia a visão que o homem tem sobre a beleza: “O mais belo movimento feminino é dos quadris, que ondulam ao caminhar, num compasso como a bailar e bailando ela flutua no ar. Entontece nossa cabeça e tremula o coração!” O movimento de olhos adornados ou não pela maquiagem ou pelos ariscos movimentos dos cílios ou num piscar sugestivo de pálpebras. Olhos que inibem o oceano, olhos que iluminam horizontes. Movimentos dos lábios que idolatrados pelo cronista gaudério – “homem tem beiço e boca, a prenda tem lábios com o calor do sol a pino ou com o frescor e umidade do orvalho matinal”.

Os movimentos de mãos que buscam entrelaçar os dedos, e na sequência acomodar o braço do amado sobre seus ombros. Como o filho que buscou o ninho do colo materno, ela se movimenta em encaixes, entre amorosos e sensuais nos braços amorosos. Sinta o movimento de braços que se comprimem enquanto a respiração acelera. São os movimentos do amor que a humanidade cavalga no dorso do tempo. Entre movimentos sincrônicos, rítmicos ou aleatórios e nem sempre previsíveis, a vida se movimenta. A vida busca se eternizar e o amor jamais fenecer. A vida exige que o amor plante e cultive sementes. Diversas sementes. Várias sementes – no corpo, na mente e no espírito imortal. Simples e singelo como entender que movimento é vida. Que a vida somente existe e prospera com movimento. Movimentos! Movimentos femininos!

*** * ***

2024.03.12 – Movimentos femininos! Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.

CREMERS 07720

RQE 4007

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário