A Moral e o Lixo! por Edson Olimpio Oliveira. 2024.03.26

A Moral e o Lixo!

Observe que um cão num espaço aberto evita de comer, alimentar-se onde ele defeca. Animais confinados num espaço exíguo, ainda dividido com seres humanos, terão um comportamento diferente. Observe os gatos! Os bichanos evacuam e cobrem as suas fezes de imediato, sepultando o lixo que o corpo elimina. Em condições naturais, o comportamento dos animais mamíferos segue esse caminho. “Há exceções?” – alguém pergunta. Continuando essa balada de observação e conscientização, veja o ser humano. Inclua o dito “humano”. Quando o animal humano, digamos assim, reage se afastando de seus dejetos e não comendo, alimentando-se na sua presença contígua? O cronista insiste contigo: concorda ou discorda que o ser humano é um mamífero “diferente”?

Vamos, você e eu, observar alguns números? Mais de 100 milhões de brasileiros não tem acesso à coleta de esgotos, isto é, mais de 40% da população. Na região Norte é mais de 70%. Mais de 35 milhões não tem acesso à água tratada, pelo menos 15% dos brasileiros e mais de 30% na região Norte. Pelo menos 20 milhões vivem em favelas e áreas de infraestrutura precária – mais de 8% dos brasileiros. “E quanto à coleta do lixo?” Até 10% dos brasileiros sofrem com isso. Talvez os números sejam desinflados, esvaziados, pelo governo, pois não gera votos?

Cr & Ag!

Os efeitos são visíveis e escancarados até para os obsidiados que votam e elegem o pior. “E as causas?” – você me pergunta já sabendo e concluindo várias situações. A necessidade de saber “as causas” se reflete nas melhores soluções. A primeira indicação passa pelo “poder público” ativo e feroz em antagonismo com “os responsáveis pelo poder público”. Falta investimentos? Sim. Falta priorizar antecipando-se às desgraças, como as doenças ou enfermidades advindas dessas situações? Falta investir na educação do povo? Certamente. A educação é regra básica para essa melhora coletiva? Sim. Exceto no Brasil vampirizado pela ideologia e corrupção. Somos um dos países que mais investe em educação no planeta. Em 2020, o Brasil investiu 4,1% do PIB, 39ª posição entre os 41 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – entidade internacional com foco em questões sociais e econômicas, a turma do andar de cima) (média de 5%).

Em 2022, o Brasil ficou na 52ª posição em leitura; na 65ª posição em matemática e na 62ª posição em ciências no ranking do PISA. Observe e reflita – o investimento em educação não é o único fator que determina a qualidade do ensino. Outros fatores primordiais no Brasil do massacre ideológico: a qualidade dos professores, a infraestrutura das escolas e a gestão educacional – enfermidades que tendem a piorar pelo trote atual.

Cr & Ag!

Voltando ao “lixo que não vai para o lixo”. Seria a exteriorização da Moral e da Ética dos melhores costumes o principal e basilar fator? Pense na concepção ampla de “lixo” e realize as analogias que se permitir. Observe cidades com flores, ajardinamentos, casas bem cuidadas, pichações ausentes, respeito pelo outro e pelo público, achatamento real da corrupção e do vandalismo nos bens comuns e necessários. Evitar eleger ou reeleger corruptos contumazes e declarados, amorcegar-se na balela “rouba, mas faz”, etc – é essencial?

Quem não cuida daquilo que é seu, cuidará daquilo que é dos outros? O “lixo” que está no interior da pessoa e que empesta todos os ambientes, que se arrasta formará um ambiente sadio e de evolução positiva? Faça e persista nessa analogia do “lixo” com os mais variados ambientes e sinais da vida pessoal e coletiva. Como você se sentiria num ambiente médico pichado, lixeiras transbordando, sujeira pelos pisos e paredes, médico sujo e afim de rapinar seu bolso, com funcionários e outros aspectos nessa mesma tocada? Pois é! Quanto mais conhecimento e poder, maior será o monstro? Perguntas. Eu e você temos que responder. Jamais generalizo!

*** * ***

2024.03.26 – A Moral e o Lixo! Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas!

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Deixe um comentário