O POVO GACHO AGRADECE! Foto de Edson Olimpio Medicina e Cronista

Obter o Outlook para Android

Gaúcho 6 – 2024.05.29

Imagem

Dia do MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA

Dia do

**MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA**

Reconhecimento.
Respeito.
Gratidão!

**Vida Longa e Parabéns!**

**Crônicas & Agudas by Eds Olimpio**

Obter o Outlook para Android

Dia do HAMBURGUER!

E saudades de um tempo "que não fazia mal e nem engordava"!

Obter o Outlook para Android

Caridade vs Falsa Caridade! Ou Foras armadas | Foras desarmadas | Foras desalmadas – Edson Olimpio – 2024.0 5.21

Caridade vs Falsa Caridade! Ou

Forças armadas | Forças desarmadas | Forças desalmadas

Houve tempos em que as criaturas das sombras buscavam o véu da escuridão para realizarem seus desígnios. O crime busca a noite com muito maior intensidade do que o dia, principalmente sob o sol. Naturalmente, o sol é regenerador, faz a limpeza da natureza e da alma. O Rio Grande do Sul afoga-se numa das maiores enchentes na história moderna, calcada na imensa área de terra/pessoas atingidas. Durante o caminhar do homem nesse planeta, entendia-se como desígnios divinos as pragas e sofrimentos pessoais e coletivos.

Dizem que a ciência, o amplo conhecimento e o saber racional nos afastariam de Deus e veríamos como ocasionais flagelos da natureza e da humanidade. Entretanto, os maiores cérebros da humanidade, reconheceram Deus acima de tudo. Um das maiores façanhas da humanidade foi o homem caminhar na Lua – “lá estava Deus!”

Crônicas & Agudas!

Semana passada um querida amiga enviou-me um vídeo de um comboio de caminhões do Exército com sirenas abertas em desfile pela Avenida Ipiranga em Porto Alegre. Não consegui estabelecer data e hora do vídeo, mas podemos e devemos reflexões. Quando cidadãos de todas as idades buscavam amparo defronte o QG do Exército em Brasília, viram-se abandonados e muitos aprisionados. Um dos piores momentos do Brasil em que as Forças Armadas agrediram a dignidade dos cidadãos das “forças desarmadas”. De odiado por um segmento brasileiro, principalmente após a Ditadura pós 1964, agora é repulsivo por imensas levas de outros brasileiros.

“O homem que diz sou, não é. Pois quem é não diz!” – atribui-se a Elis Regina por suas improvisações, amplo sentimento poético e criativo, a sua autoria. Sabemos que as “forças desarmadas”, as pessoas do povo, os cidadãos brasileiros foram os primeiros em todas as linhas de frente e chegando à frente do socorro das autoridades “complicativas” e pouco criativas. Chegaram tarde e minoritárias! Por obrigação, caridade ou parasitismo político? Você responde.

Crônicas & Agudas!

A Bíblia nos ensina que a verdadeira caridade deve ser feita de coração puro, sem buscar reconhecimento ou recompensa. Diversos trechos bíblicos abordam essa temática, alertando sobre os perigos da "falsa caridade" e exaltando a importância da genuína generosidade.

**Mateus 6:1-4:** Jesus adverte contra a prática da caridade com o objetivo de ser visto e elogiado pelos outros. Ele enfatiza que a recompensa verdadeira vem de Deus, não da aprovação humana.

"Tenham cuidado para não praticar a justiça diante dos outros apenas para serem vistos por eles. Pois, nesse caso, vocês não terão recompensa nenhuma junto ao Pai celestial. Quando vocês derem esmolas, não anunciem com trombetas pelas ruas, como fazem os hipócritas. Eles fazem isso para serem louvados pelos outros. Mas eu lhes digo a verdade: já receberam sua recompensa total. Ao dar esmolas, faça-o em segredo. E a sua mão esquerda não deve saber o que a direita está fazendo. Assim, a sua esmola será feita em segredo. E o seu Pai, que vê no secreto, recompensará você."

Há vários trechos da Bíblia Sagrada que cativam o tema e o ilumina ao nosso entendimento. Caminhões militares afogados na enchente com jovens de aspecto imberbe empoleirados nas suas ferragens. Graduados e autoridades afastadas do povo, repertório velho e manjado da politicagem, mais de 90% receberam a ajuda do povo desarmado, enquanto as tradicionais “forças desalmadas” se aliaram voando bem alto e refazendo velhos projetos de quem não vai, se vai chega atrasado e parcialmente, semeando esperança para o povo colher desilusão e sofrimento.

## *** ##

2024.05.21 – Caridade vs Falsa Caridade – Forças armadas – desarmadas – desalmadas! Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.

CREMERS 07720

RQE 4007

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

DIA DO MDICO DE FAMLIA! Foto de Edson Olimpio Medicina e Cronista

**Homenagem ao Médico de Família: Pilar da Saúde e Guardião da Comunidade!**

Neste Dia do Médico de Família, celebrado em 19 de maio, rendemos nosso mais profundo **reconhecimento, respeito e gratidão** a esses profissionais excepcionais que dedicam suas vidas a cuidar da saúde de toda a comunidade.

**Pioneiros da Medicina**, os médicos de família ostentam o título da especialidade mais tradicional, presente desde os primórdios da medicina. São os guardiões da saúde familiar, acompanhando seus pacientes desde a gestação até o fim da vida, com um olhar atento e acolhedor.

Mais do que clínicos, são **confidentes e amigos**, presentes nos momentos mais desafiadores da vida de seus pacientes. Tratam o corpo com maestria, compreendem as aflições da mente e amparam até mesmo a alma, oferecendo um suporte que vai além da medicina tradicional.

**A relação entre médico de família e paciente transcende os consultórios**. Frequentemente, compartilham refeições à mesa da família, tecendo laços que vão além da relação profissional. Essa proximidade única permite um cuidado individualizado e humanizado, construindo confiança e fortalecendo a adesão ao tratamento.

**Sua recompensa nem sempre é material**. Muitas vezes, recebem como pagamento os frutos do trabalho da própria comunidade: ovos, galinhas, queijos… Uma retribuição simbólica que demonstra o apreço e a gratidão das famílias por seus inestimáveis serviços.

Neste dia especial, celebramos a **dedicação, o compromisso e a paixão** dos médicos de família, verdadeiros heróis anônimos que constroem a base da saúde pública e garantem o bem-estar de toda a comunidade. Agradecemos por sua inestimável contribuição e por serem a luz que ilumina o caminho para a saúde integral de todos nós.

**Parabéns, Médicos de Família!**

#*#
**Sentimentos de Crônicas & Agudas by Eds Olimpio**

http://www.edsonolimpio.com.br
www.edsonolimpio.org

Crônicas & Agudas by Eds Olimpio

www.edsonolimpio.com.br
www.edsonolimpio.org

Obter o Outlook para Android

MAE! Um Amor inigualvel. Foto de Edson Olimpio Medicina e Cronista

Obter o Outlook para Android

RIO DA VIDA! Foto de Edson Olimpio Medicina e Cronista. 2024.05.18

Obter o Outlook para Android

Agora? Depois? Ou nunca? # Crnicas & Agudas

Obter o Outlook para Android

17 May, 2024 14:49

Agora? Depois? Ou Nunca?

Uma fatia significativa desse bolo (pizza?) que compõe a sociedade brasileira sucumbe diante da manchete, da notícia, do estado ou do crime, da alegria ou da tristeza. Entretanto, as manchetes têm urgência de serem substituídas ou alocadas, deslocadas para planos inferiores, para que outra situação se instale e aquela caia nas sombras do esquecimento. Concorda? Discorda? Diga os nomes que você votou na eleição passada. Se inquirir sobre os três últimos pleitos, há quem nem teria certeza absoluta que votou se o voto não fosse obrigatório.

As criaturas esquecem tanto que criminosos, condenados, bandidos de toda a laia são votados e até eleitos ou reeleitos. Recorde-se do Mensalão, do Petrolão, Lava-jato, das obras jamais concluídas apesar dos “aditivos”, etc. Há criaturas que devolveram parte do espólio da pirataria, dos seus crimes, e estão aí amparadas por alguma miragem ou enfermidade do lobo frontal do cérebro ou da safadeza viral, neoplásica.

Crônicas & Agudas!

Agora é somente salvar vidas, nada mais e muito menos tratar de política!” – escuta-se a toda hora, inclusive de pessoas que deveriam usar suas capacidades intelectuais e as observações de sua vida profissional e da história. Salvar vidas sim! Lutar para reconduzir as pessoas afetadas a um mínimo de dignidade e de saúde – sim! Não aceitar olhar as causas do caos que o Rio Grande do Sul atravessa? Tentam inconsciente ou deliberadamente, publicamente liberar agentes comprometidos numa narrativa maligna e política? Há pouco, essas mesmas pessoas tinham alvo certo e definido – Jair Bolsonaro, causador de quase tudo e do “mais grave” da pandemia. E algo que foi planetário e não de um Estado ou um país. Aí se misturava política e desgraça livremente.

A polícia sempre terá maior chance de averiguar e estabelecer o comprometido num crime recente ou em algo passado e jogado no esquecimento de novas manchetes? O tempo exclui das fotografias as faces de desafetos, como disfarça, incita e acoberta causadores e predadores. As cores do pelego trazem resultados diferentes. Peles de ovelhas em almas de lobos furiosos.

Crônicas & Agudas!

As redes sociais são novamente culpadas de exporem os parasitas da enchente ou dos gabinetes de ar condicionado, mas aceita quando hordas desejam as maiores desgraças ao povo gaúcho por ser “bolsonarista” ou de “extrema direita” (existe algo que não seja “extrema direita”?). Uma ministra diz publicamente que a ajuda aos municípios virá somente quando os prefeitos enviarem seus relatórios e pedidos. Como assim? Sem energia, sem telefone e internet, sem estradas e cidades destruídas, prédios públicos e máquina administrativa carregada e sucumbida pela enchente.

Outros culpam as desgraças pela privatização de entidades públicas. Pense! São ruins porque foram privatizadas ou foram privatizadas porque eram cronicamente ruins, incompetentes, onerosas e cabides de encostar aconchegados e salafrários?

O médico é treinado, desde o parto do vestibular, a pedir vistas, olhar as secreções do corpo, a urina, o escarro e até esmiuçar as fezes. Daí vem o diagnóstico e o tratamento adequado. Observa os ciclos das febres, da sudorese, da alimentação, do dia e da noite e segue nessa jornada buscando causas, etiologia da enfermidade e assim, somente assim, tratar e tentar curar ou, pelo menos, aliviar o sofrimento do enfermo. Ou o médico vai postergar, deixar para um futuro buscar causas e somente se preocupar com o momento?

O futuro “a Deus pertence” – verdade relativa! O presente é nossa plena responsabilidade, semeamos o futuro. Agora a situação está fresca, recente, o descaso não é uma mera interpretação, os danos estão vívidos, afogados, soterrados e sangrando. Não falar em política para quem sofre e para quem tem inteligência racional e emocional, não se resolve com a lápide do esquecimento tão comum nas tragédias (azar?) como no ataúde eletrônico embalado por qual justiça? Ou as vítimas e os voluntários são causa e seu trabalho e observação de nada vale?

*** * ***

2024.05.14 – Agora. Depois. Ou Nunca. Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Entradas Mais Antigas Anteriores