Caridade vs Falsa Caridade! Ou
Forças armadas | Forças desarmadas | Forças desalmadas
Houve tempos em que as criaturas das sombras buscavam o véu da escuridão para realizarem seus desígnios. O crime busca a noite com muito maior intensidade do que o dia, principalmente sob o sol. Naturalmente, o sol é regenerador, faz a limpeza da natureza e da alma. O Rio Grande do Sul afoga-se numa das maiores enchentes na história moderna, calcada na imensa área de terra/pessoas atingidas. Durante o caminhar do homem nesse planeta, entendia-se como desígnios divinos as pragas e sofrimentos pessoais e coletivos.
Dizem que a ciência, o amplo conhecimento e o saber racional nos afastariam de Deus e veríamos como ocasionais flagelos da natureza e da humanidade. Entretanto, os maiores cérebros da humanidade, reconheceram Deus acima de tudo. Um das maiores façanhas da humanidade foi o homem caminhar na Lua – “lá estava Deus!”
Crônicas & Agudas!
Semana passada um querida amiga enviou-me um vídeo de um comboio de caminhões do Exército com sirenas abertas em desfile pela Avenida Ipiranga em Porto Alegre. Não consegui estabelecer data e hora do vídeo, mas podemos e devemos reflexões. Quando cidadãos de todas as idades buscavam amparo defronte o QG do Exército em Brasília, viram-se abandonados e muitos aprisionados. Um dos piores momentos do Brasil em que as Forças Armadas agrediram a dignidade dos cidadãos das “forças desarmadas”. De odiado por um segmento brasileiro, principalmente após a Ditadura pós 1964, agora é repulsivo por imensas levas de outros brasileiros.
“O homem que diz sou, não é. Pois quem é não diz!” – atribui-se a Elis Regina por suas improvisações, amplo sentimento poético e criativo, a sua autoria. Sabemos que as “forças desarmadas”, as pessoas do povo, os cidadãos brasileiros foram os primeiros em todas as linhas de frente e chegando à frente do socorro das autoridades “complicativas” e pouco criativas. Chegaram tarde e minoritárias! Por obrigação, caridade ou parasitismo político? Você responde.
Crônicas & Agudas!
A Bíblia nos ensina que a verdadeira caridade deve ser feita de coração puro, sem buscar reconhecimento ou recompensa. Diversos trechos bíblicos abordam essa temática, alertando sobre os perigos da "falsa caridade" e exaltando a importância da genuína generosidade.
**Mateus 6:1-4:** Jesus adverte contra a prática da caridade com o objetivo de ser visto e elogiado pelos outros. Ele enfatiza que a recompensa verdadeira vem de Deus, não da aprovação humana.
"Tenham cuidado para não praticar a justiça diante dos outros apenas para serem vistos por eles. Pois, nesse caso, vocês não terão recompensa nenhuma junto ao Pai celestial. Quando vocês derem esmolas, não anunciem com trombetas pelas ruas, como fazem os hipócritas. Eles fazem isso para serem louvados pelos outros. Mas eu lhes digo a verdade: já receberam sua recompensa total. Ao dar esmolas, faça-o em segredo. E a sua mão esquerda não deve saber o que a direita está fazendo. Assim, a sua esmola será feita em segredo. E o seu Pai, que vê no secreto, recompensará você."
Há vários trechos da Bíblia Sagrada que cativam o tema e o ilumina ao nosso entendimento. Caminhões militares afogados na enchente com jovens de aspecto imberbe empoleirados nas suas ferragens. Graduados e autoridades afastadas do povo, repertório velho e manjado da politicagem, mais de 90% receberam a ajuda do povo desarmado, enquanto as tradicionais “forças desalmadas” se aliaram voando bem alto e refazendo velhos projetos de quem não vai, se vai chega atrasado e parcialmente, semeando esperança para o povo colher desilusão e sofrimento.
## *** ##
2024.05.21 – Caridade vs Falsa Caridade – Forças armadas – desarmadas – desalmadas! Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas
Jornal Opinião de Viamão
Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira
Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.
CREMERS 07720
RQE 4007
. * .
Médico Cirurgião Jubilado
Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS
Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS
Associação Médica do RGS – AMRIGS
Associação Médica Brasileira – AMB
Viamão – RS
1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina
Autor dos livros:
Crônicas & Agudas
Crônicas & PontiAgudas
Trinity! A Saga continua.
+30 Anos de Jornalismo
Cronista Jornal Opinião de Viamão