Pôncio Pilatos lava as mãos! – Parte 2 Conclusão.
Uma breve recapitulação – na coluna anterior relatei minhas vivências exercendo meu ofício de médico em região rural e o ritual de lavar as mãos. Transitamos pela Bíblia Sagrada com a Pôncio Pilatos lavando as mãos após o julgamento de Jesus Cristo e abordamos algumas vertentes ao analisar essa situação de uma água que através dos tempos, varando séculos e milênios continua a desafiar a nossa compreensão e amplo entendimento.
Continuando sobre Pilatos, observe agora aprendizados em âmbitos distintos. Aspectos Humanos: A história nos ensina sobre a importância da responsabilidade individual, da coragem moral e da compaixão. Devemos agir com integridade, mesmo em situações difíceis, e defender o que acreditamos ser certo. Aspectos Religiosos: Para os cristãos, a frase serve como um lembrete do sacrifício de Jesus e da importância da fé e da redenção. Devemos buscar o perdão e a reconciliação, mesmo quando confrontados com o mal e a injustiça.
Crônicas & Agudas!
Há os Aspectos Filosóficos: A história nos convida a refletir sobre os conceitos de justiça, liberdade e responsabilidade individual. Devemos questionar as estruturas de poder e lutar por uma sociedade mais justa e equitativa. E completamos essa etapa com os Aspectos Políticos: A frase serve como um alerta contra a tirania, a opressão e a falta de responsabilidade. Devemos exigir dos nossos líderes que governem com justiça e responsabilidade, defendendo os direitos de todos os cidadãos, jamais de um grupo, segmento ou agremiação.
Vamos tentar migrar para uma conclusão? A lavagem das mãos de Pôncio Pilatos é um símbolo poderoso que nos convida à reflexão e à ação. Além das reflexões aqui vertidas, cada pessoa em seu universo terá as suas. Devemos aprender com essa história e buscar construir um mundo mais justo, compassivo e livre de opressão.
Crônicas & Agudas!
Juntos, você e eu, podemos captar mensagens atemporais: A mensagem de "Pôncio Pilatos lava as mãos" continua relevante nos dias de hoje, servindo como um lembrete da importância da responsabilidade individual e da luta pela justiça. Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença no mundo, tomando decisões éticas e defendendo o que é certo. Através da educação, da reflexão crítica e da ação conjunta, podemos construir um futuro melhor para todos.
Crônicas & Agudas!
Esse seu médico, amigo e aqui um cronista, busca incitar que você, na sua suprema pessoalidade e liberdade divina, trilhe os melhores entendimentos e traga para você, sua família, a sociedade e a sua Pátria a justiça, a ética e a moral – tão rasgadas e afrontadas por aqueles que deveriam dar o supremo exemplo. Observe que não há água suficiente para limpar a podridão infecciosa que acomete a justiça e nasce ou se espraia pelos eleitos pelo povo. Também esse mesmo povo que “lava as suas mãos”. Alguns acreditam falsamente que “não é meu problema”, muitos vicejam em seitas e quadrilhas, obsidiados, dominados pelas sombras da exploração e daquilo que é mais cruel e afronta a dignidade básica da criatura.
Em 53 anos de Medicina, jamais observei que a destruição do maior patrimônio do ser humano é cultivado e embalados naquele local que deveria ser um santuário do saber buscando a destruição ética e moral, religiosa e familiar de nossas crianças, aquelas que ainda não foram impedidas de nascer assassinadas pelo aborto.
Jamais se permita “lavar as mãos”. Lute com as armas da sua alma contra essas almas desalmadas e armadas que persistem nas sombras e na devassidão do poder!
*****
2024.07.30 – Pôncio Pilatos lava as mãos 2 Conclusão – Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas!
Jornal Opinião de Viamão
www.edsonolimpio.com.br
www.edsonolimpio.org