Empatia! Jesus Cristo, o Eptome da Empatia. 20 agosto 2024

Empatia!

Jesus Cristo, o Epítome da Empatia.

Vamos conversar sobre o mundo ou sobre o nosso país? Prefiro o Brasil segmentado, acossado por hordas criminosas, vassalos do crime organizado, detentores do poder de morte e de cárcere a quem tocar uma música diferente dos “donos” da “pátria amada”. Ornamentam-se em togas negras do messianismo pessoal e colocam-se faixas de eleitos por um povo que não os aceita e os repudia na vida real das ruas. As instituições da espiritualidade e da fé acolheraram discípulos do mal e da putrefação da religiosidade e há líderes exortando e defendendo o mal e demonizando quem pensa diferente de seu cartel.

A empatia é um dos frutos do Espírito Santo e um dos pilares da fé cristã. Ao seguir o exemplo de Jesus e cultivar a empatia em nossas vidas, podemos construir relacionamentos mais profundos, fortalecer nossas comunidades e tornar o mundo um lugar melhor para todos viverem e evoluírem na Luz.

Crônicas & Agudas!

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compartilhar seus sentimentos, floresce e tem raízes profundas nos ensinamentos de Cristo. A Bíblia nos oferta a empatia em diversas passagens. O santuário dos consultórios médicos e das salas dos hospitais oferecem o alastramento de profissionais até ornamentados por títulos acadêmicos, mas que a “cura dos doentes” do ministério de Cristo, carece de compaixão e acolhimento da dor.

A parábola do Bom Samaritano ilustra a empatia da ação e cuidados, ao socorrer alguém caído à beira da estrada, sendo amigo ou inimigo (Lucas 10:25-37). Outra passagem: no Sermão da Montanha (Mateus 5:44), Jesus nos exorta a transcender nossos próprios sentimentos e amar quem nos causa dor ou sofrimento, amar nossos inimigos, fazer o bem e orar por quem nos persegue. Complexo, mas necessário.

Crônicas & Agudas!

A compaixão e a misericórdia são frutos da empatia. Pedro (3:8): “todos de igual ânimo, compassivos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes”. Paulo (Gálatas 6:2): carregar os fardos dos outros, alegrar-se ou chorar com quem se alegra ou chora (Romanos 12:15), compartilhar alegrias e tristezas. Como podemos entronizar em nosso coração e perpetuar em nossa alma esses ensinamentos? Como podemos semeá-los entre tantas ervas daninhas e seres peçonhentos, criaturas das sombras que se perpetuam em maldades e poder?

As respostas nem sempre estão claras aos nossos olhos, entretanto… Jesus Cristo é o modelo perfeito de empatia. Segui-lo, imitá-lo, buscar a sua semelhança, espelhar-se Nele, orar pela sua Luz… A empatia nos proporciona relacionamentos mais profundos e significativos que o tempo e a distância não enfraquecem. É a semente para a criação de uma sociedade e de um mundo mais justo e compassivo. Esperamos que a justiça divina se mostre clara e efetiva!

Crônicas & Agudas!

Como podemos cultivar a empatia e esperar que a Luz do Espírito Santo chegue a mais criaturas?

Ouvir com atenção: Preste atenção às palavras e aos sentimentos dos outros, sem julgar ou interromper.

Colocar-se no lugar do outro: Tente imaginar como seria estar na situação da outra pessoa.

Demonstrar compaixão: Expresse seus sentimentos de compaixão e ofereça apoio aos que estão sofrendo.

Servir aos outros: Ajudar os outros de forma prática é uma excelente maneira de demonstrar empatia.

Deixe um comentário