Viamão! Estranho ou pitoresco? 2024.10.15

Viamão!

Estranho ou pitoresco?

Umas bolinhas brancas! Pelotas de odor característico e de finalidade sabida e experimentada. Explico! Sabida por usar nos armários e gavetas para afugentar as traças e baratas – devia-se derramar em caminhões em Brasília, misturada com Ri-do-Rato. Experimentada para melhorar a gasolina (péssima!). As criaturas punham as pelotas de naftalina, lembrem do nome “Nafta” (combustível do petróleo) no tanque de combustível das viaturas e nos mictórios – pela urina masculina ser “muito fedida”.

Eram tempos escassos: dois pares de calçados e duas mudas de roupa – a de trabalhar e a “de morrer”. Agora te pequei no contrapé! Sim, guardava-se com muito cuidado a roupa de casamento, aniversário, pompas fúnebres de gente importante e o próprio velório. Há causos contados do viúvo ou viúva retirar as roupas boas e “novas”, anéis, dentes de ouro, aliança antes de enterrar o defunto (a). Ver eu nunca vi! Até perguntei ao amigo Elmo Coveiro que disse ser só causos. Mas uma viúva de guaiaca vazia, meio Raimunda, atiçada como fogo em pólvora, estava acalentada por um gaudério novo e com as roupas do finado. Pois é!

Crônicas & Agudas!

Um taura grosso uma barbaridade, veio cortar arroz de foice em Viamão e se deslumbrou por uma guria bonita como filha de bispo, casou-se e foram viver no costado de uma das estâncias. Tiveram prole numerosa numa época sem TV e não havia inventado o “anti” e se viravam somente no “concepcional”. Batizava o “filharedo” com nomes dos santos do dia e nomes comerciais, Dentre eles tinha a Natalina, a Neosaldina e a Nafitalina – essa ficou solteirona. Além do Elpídio e da Apolônia.

Cultura inútil? A “naftalina” foi criada pelo médico inglês John Kidd (século 19), também químico e professor na Universidade de Oxford, das primeiras do planeta. Saber não ocupa espaço! E pior: não ensina a votar com decência, dignidade e sabedoria.

As criaturas importantes da cidade eram veladas na Igreja Matriz, com direito à missa e discursos, além das carpideiras. O padre o povo – tudo de preto, exceto a cueca samba-canção, invariavelmente branca, de tricoline ou de saca de farinha do Moinho Esperança, nos menos abonados. Sempre alguém esquecia de esvaziar os bolsos das bolinhas de naftalina, o odor se acentuava no meio do povo no velório.

Crônicas & Agudas!

O féretro recebia o rodízio das mãos, principalmente nos defuntos volumosos e pesados ou pela necessidade de demonstrar proximidade com criatura importante. Na entrada do cemitério central, na rua 2 de novembro, havia um toldo para abrigar o defunto e familiares. Era o momento dos inflamados discursos de despedida. Vezes em que o orador se emocionava, vendo a reação da família e do cortejo, que chegava a subir num túmulo para sua voz atingir os mais distantes. E a terra Setembrina tinha oradores de gabarito superior. Esse cronista já trouxe outros episódios dos “oradores de Viamão”. Turma de pouca oração, mas de muita oratória.

Meu famoso primo Sílvio Boca, primo do Danilo e do Haroldo, mais brilhante zagueiro do Tamoyo FC, depois de longo tempo sem nos vermos falou-me: “Edinho Cabeleira, a gente está se encontrando somente nos enterros dos amigos. Tem coisa errada nisso!” Verdade mesmo. Cada vez se trabalha mais e cada vez mais os governantes e “otoridades” sequestram o fruto do nosso trabalho honesto. A honestidade fica conosco, pois não acompanha o que esses vampiros sugam e nutrem a bolsa vagabundagem. Ali no horizonte da cancha reta tem outra eleição. Veremos se essa turma tem utilidade para a naftalina e sinalização para o esgoto!

2024.10.15 – Viamão! Estranho ou pitoresco? – Edson Olimpio

Crônicas & Agudas!

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.

CREMERS 07720

RQE 4007

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário