**O Espelho – tão Amigo, quanto Cruel!**
Há quem acredite que uma das qualidades do “amigo” seja adaptar, transformar a realidade em algo mais fácil de ser engolido ou tragado. Contaram-me o caso de um homem beirando a sétima década que iniciou uma paixão pelas redes sociais. A mulher jovem, na casa dos 3.0, ganhou sua atenção e apreço. Como sempre: vítima de uma situação conjugal problemática. Logo a telinha do celular ampliou-se no tatame dos lençóis. Um entrevero de acordar comatoso, transitando do “love is all” ao sexo selvagem. A evolução foi rápida para a ajuda monetária crescente e “necessária”. Pois é, foi nessa balada que o ardente veterano consultou um amigo. Esse amigo indicou-lhe “o espelho” para ele sair da fantasia afeto-erótica e tropeçar de nariz na realidade.
O espelho é frequentemente associado à busca da identidade e ao autoconhecimento. Ele nos convida a olhar para dentro de nós mesmos, a confrontar nossas qualidades e defeitos, a aceitar quem somos.
A história da humanidade apresenta o espelho como um reflexo da alma. Muitos exemplos na literatura e na tradição: no conto da Branca de Neve, o espelho mágico da Rainha Má representa a obsessão pela beleza e eterna juventude.
**Vanidade e Narcisismo!** – “_O espelho não mente, apenas reflete a verdade, por mais dura que seja_.”
O espelho está intrinsicamente ligado à noção de beleza e à busca da perfeição. Veneno para aumentar o narcisismo e a vaidade, mas também nos mostrar a nossa singularidade. A lenda de Narciso que ele se apaixona por sua própria imagem refletida no espelho das águas, simbolizando a vaidade e o abuso do amor próprio Na mitologia grega, as ninfas, seres aquáticos ligados a água, eram associadas a espelhos e à beleza.
**Misticismo e Magia!** – “_No reflexo do espelho, encontramos não apenas nossa imagem, mas também nossa alma_.”
Em muitas culturas o espelho associa-se ao mundo espiritual e ao sobrenatural, também como um portal a outros mundos e comunicação com o além. Em certas tradições orientais, o espelho é visto como um símbolo da alma e da consciência. Na alquimia, o espelho tinha um lugar especial.
“_O espelho é um portal para o interior, lugar onde podemos nos conhecer mais profundamente_.”
**Alice no País das Maravilhas!**
O espelho que leva Alice a um mundo fantástico também representa a transição da infância para a adolescência, como a descoberta de novas realidades. A beleza está nos olhos de quem vê, mas o espelho nos mostra a realidade. Ele pode ser um juiz implacável, que revela nossas fraquezas e nos confronta com realismo e fantasia. Entretanto, pode-se considerá-lo um “mentiroso”, quando queremos uma falsa percepção pessoal.
**O Espelho e a Idade!**
Sinta, reflita sobre como a relação com o espelho muda ao longo da vida, sendo um aliado ou um inimigo na jornada do envelhecimento. Há “amores” e amores – os últimos miram o coração; os primeiros à conta bancária mais acessível, como no relato inicial. No cinema, os vampiros jamais se refletiam nos espelhos. Há alguma semelhança com a atual vida no Brasil subjugado e mal julgado?
**2024.10.22 – O Espelho – tão Amigo, quanto Cruel! – Eds Olimpio**
**Crônicas & Agudas!**
**Jornal Opinião de Viamão**
www.edsonolimpio.com.br
Obter o Outlook para Android
