O Pau Torto, até o Carvão é torto! 2024.11.26

“Pau Torto, até o Carvão é Torto!”

Essa ancestral expressão da sabedoria popular carrega em seu âmago uma carga simbólica profunda que nos desafia a refletir sobre a natureza humana e a persistência de certos padrões de comportamento. Diversas vertentes da espiritualidade e da mente tentam entender, compreender e até tratar essas pessoas “tortas”. Aos olhos das suas vítimas, somente o julgamento divino é definitivo. As religiões buscam colocar numa estrada mais iluminada as pessoas que reconhecem suas culpas e lutam para evoluir.

A doutrina do karma, no budismo, prega que as ações de uma pessoa moldam o seu futuro. O budismo enfatiza pelo caráter e a transformação. Hábitos e padrões arraigados podem ser difíceis de mudar. Seria de Buda: “Todas as coisas são impermanentes, tudo está em fluxo e mudando”. Seria de Mateus 15:19: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias”. Vem do pecado original e da constante luta contra a tentação. Lembrem da parábola do Filho Pródigo, a dificuldade em mudar e a necessidade de redenção.

A importância da educação e do auto cultivo para transformar a natureza humana são basilares no confucionismo. Seria de Confúcio: “O homem superior cultiva-se, a si mesmo, o homem inferior cultiva os outros”. Freud, dissecando o inconsciente e os mecanismos de defesa, pode trazer alguma luz sobre comportamentos negativos. E pior – persistentes! Canais da Psicologia Positiva, na visão pessimista do título, enfatiza o potencial humano para a mudança e o crescimento. Seria de Dalai Lama: “A felicidade não é algo pronto. Ela vem de suas próprias ações”.

Crônicas & Agudas!

Desafio a você que está comigo a uma reflexão sobre seus próprios comportamentos e a possibilidade de mudança. Busque em seus bancos de memória exemplos de superação e mudança pessoal. “Pau que é torto, até o carvão é torto” – essa metáfora mostra realidades, como viver num país em que o crime compensa e que as maiores autoridades são infecciosas e cobertas de crimes julgados e acobertados.

Esbarramos na “culpa coletiva”“Faço isso porque sou uma vítima do sociedade”. Ou: “É o meu destino!” Esse “carvão torto” pode até alegar a hereditariedade. E o “livre arbítrio”? A pessoa tem uma tendência inata a flertar com o errado, a abrigar o erro e o descaminho em sua vida. Quantos eleitores fariam os mesmos crimes que seus eleitos ou àqueles a quem deram o seu voto? Atração fatal às sombras da criminalidade, mas cada gesto, atitude ou ação há que responder ao livre arbítrio. Sim ou não?

“O pau que é torto, até depois de queimado, seu carvão ainda será torto” – Como enfrentar e tratar? Se você está com muita idade, como eu, jamais desista de mudar a si e à sociedade que corrompe, vicia e mata. Pergunte a si mesmo: que mundo vou deixar para meus descendentes? O Brasil está doente, cruelmente enfermo e infectado do topo da cadeia política ao ápice da “justiça”(?).

2024.11.26 – O Pau Torto, até o Carvão é torto – Edson Olimpio

Crônicas & Agudas!

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.

CREMERS 07720

RQE 4007

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário