A Paixão de um Homem!
[Amigo, por favor, leve essa carta
E entregue àquela ingrata e diga como estou
Com os olhos rasos d’água
E o coração cheio de mágoa, estou morrendo de amor.]
Canção de Waldick Soriano
Os veteranos e os garimpadores da história irão fatalmente esbarrar no Waldick Soriano. Um ex-lavrador e garimpeiro, possuidor de uma voz potente e emotiva que expressava paixão e sofrimento em suas canções. Representava o homem apaixonado e sofredor, do amor não correspondido, da traição e da saudade, da dor de cotovelo e expressava a alma do brasileiro, do homem comum, simples e trabalhador. Transpirava o homem humilde que com coragem e perseverança alcançou sucesso pela música.
Crônicas & Agudas!
[Amigo, eu queria estar presente
Para ver o que ela sente quando alguém fala em meu nome.
Eu não sei se ela me ama,
Eu só sei que ela maltrata o coração de um pobre homem.]
O Enigma Feminino no ensaio sobre Entender as Mulheres açoitou a alma com as lembranças de corações rachados pela dor da desunião, da incompreensão, dos idiomas diferentes mesmo em línguas que se entrelaçam em bocas túrgidas de paixão. O fogo não tem dono nem patrão na natureza dessa terra lascada. Entretanto o fogo que arde num coração apaixonado deve ter o comando de um espírito iluminado para a compreensão, a harmonia, ao desarmamento e à entrega bilateral.
Crônicas & Agudas!
[Amigo, se essa cartinha falasse
Pra dizer àquela ingrata como está meu coração.]
Num tempo que rodopia num universo em que as coisas são transitórias, passageiras de um barco entregue ao vento do momento e aos portos do prazer, tão compromissados enquanto duram os afagos ou nos interlúdios gementes e sudoríferos de corpos acabados. Tempos em que as portas estão abertas sem nenhuma real conquista e perseverança dos dias e semanas de longos e incessantes passear dos meses no calendário. O corpo agita-se na paixão, enquanto o espírito saboreia as luzes do amor consentido e continuado.
Crônicas & Agudas!
[Vou ficar aqui chorando,
Pois um homem quando chora tem no peito uma paixão.
Vou ficar aqui chorando,
Pois um homem quando chora tem no peito uma paixão.]
Você tem um tambor dentro do peito. Ela também! Toquem em sintonia. Afinados. Juntos, mas resilientes no aperfeiçoamento constante. Uma casa, uma orquestra, viver em respeito e reconhecimento mútuo, cultuando a gratidão ao amor pacífico e de mútuo amparo.
2025.02.07 – A Paixão de um Homem – Edson Olimpio
Crônicas & Agudas! | Jornal Opinião de Viamão
Whats 51 986.060.748