Declogo para o Sucesso do Profissional Liberal – 2025.02.25

Decálogo para o Sucesso do Profissional Liberal!

Auscultar é um termo de uso médico, tão frequente como os batimentos cardíacos (que são auscultados). Pelo Dicionário Houaiss: escutar órgãos ou regiões do organismo para através dos som e ruídos elaborar diagnósticos; também inquirir, procurar saber e investigar. O Brasil é a pátria amada da corrupção e da vagabundagem premiada e exaltada. O sucesso é punido com taxas e impostos. O estudo e as boas notas serão descartadas por alguma “cota legal”, mas com ética e gratificando o esforço e o mérito?

O Brasil também é a pátria da culpa que jamais se extingue desde o descobrimento (ou invenção?) por Cabral. Quem botou filhos no mundo não têm obrigação de educá-los e sustentá-los, pois algum governo tomou para si essa façanha. Como trabalhar e botar comida na mesa da família? Sim ou não? Qual a parcela da vagabundagem institucionalizada vegeta com alguma “bolsa” ou “benefício social”, escafedendo-se do trabalho com “carteira assinada”?

Leitores de Crônicas & Agudas solicitam orientações para o sucesso do Profissional Liberal, que diariamente põe o pescoço na guilhotina da injustiça do trabalho e do vampirismo de “extorsões legais dos governos”. Trago um singelo “decálogo”!

1. Cultive Relacionamentos:

Construa conexões genuínas com clientes e parceiros, mostrando interesse sincero em suas necessidades. E delas orientando e participando.

2. Desenvolva a Autoconfiança:

Acredite em suas habilidades e projetos. Autoconfiança é essencial para conquistar a confiança de seus clientes. Se você não confiar em si, quem confiará?

3. Comunicação Clara:

Sempre comunique de forma clara e eficaz, seja ao explicar serviços, negociar contratos ou resolver problemas. Olho no olho. Voz clara em volume adequado e velocidade de fala.

4. Escuta Ativa:

Ouça atentamente seus clientes e colaboradores, mostrando que você valoriza suas opiniões e feedbacks. Saber ouvir, muito antes de falar!

5. Adapte-se às Mudanças:

Esteja preparado para ajustar suas estratégias conforme o mercado e as necessidades dos clientes mudam. Primeiro as necessidades do cliente ou paciente. As suas serão consequência…

6. Aprendizado Contínuo:

Invista em sua educação e capacitação contínua para estar sempre à frente no seu campo de atuação. O conhecimento avança velozmente, acompanhe dando o seu melhor, sempre!

7. Atitude Positiva:

Mantenha uma atitude positiva e otimista, mesmo diante dos desafios, inspirando confiança e motivação. Ombros caídos e “crista baixa” antecipam a derrota!

8. Gerenciamento de Tempo:

Organize suas tarefas e prioridades de forma eficaz para otimizar sua produtividade e garantir a satisfação dos clientes. A procrastinação é o veneno do tempo!

9. Inovação Constante:

Busque maneiras de inovar em seus serviços e processos, agregando valor e diferenciando-se da concorrência. Nada contra o carro de bois, mas estamos em outro tempo!

10. Ética e Integridade:

Mantenha sempre altos padrões de ética e integridade, construindo uma reputação sólida e confiável. Quem são seus ídolos, referenciais, quem você vota ou alardeia? Serão referências éticas e morais para seu cliente e aquilo que ele espera de você?

O Decálogo de Deus à Moisés no Monte Sinai, inspira sempre ao seu Amigo e Médico a copiar a metodologia, humildemente. Que o Espírito Santo nos leve a tornar a mensagem com utilidade e nobres realizações.

2025.02.25 – Decálogo para o Sucesso do Profissional Liberal – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor. Artes.

CREMERS 07720

RQE 4007

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2023 – 53 Anos de Medicina

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário