Decifra-me ou te devoro – Edson Olimpio Oliveira – Jornal Opiniã o de Viamão

10 OUTUBRO 19 – 2011 – Decifra-me ou te devoro – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

“Decifra-me ou te devoro!”

A lenda grega de Édipo, do rei Laio e da rainha Jocasta de Tebas é amplamente conhecida da maioria seja pelo cinema, teatro, literatura e pela Medicina e Psicologia. Vamos ao caso específico da esfinge que era um monstro terrível metade leão e metade mulher que numa estrada importante de Tebas exigia a resposta ou a decifração de um enigma: − Qual o animal que pela manhã caminha com quatro patas, ao meio dia caminha com duas patas e à noite com três patas? – Tal a destruição que o monstro produzia que a rainha Jocasta promete desposar e fazer rei de Tebas no lugar do falecido e assassinado esposo o herói que vencesse a esfinge. Os corpos dilacerados e devorados amontoavam-se na estrada até que Édipo enfrentou-a: − O animal é o homem que pela manhã(infância) engatinha com pés e mãos, ao meio dia(juventude) anda ereto e à velhice ou noite caminha com ajuda de um cajado. A esfinge derrotada lançou-se ao profundo penhasco morrendo. Ao final da lenda está Antígona a filha de Édipo com sua mãe-esposa-rainha Jocasta pelas estradas do mundo, cego por suas próprias mãos e pelo imenso remorso.

Um caro amigo e paciente revela sua satisfação em que o Governo aumente em trinta pontos percentuais os carros importados para “proteger a indústria nacional”. É um negociante de sucesso e inteligente. Lembrava-me de uma indústria que conhece que de dois mil funcionários hoje teria uns duzentos. Seria pela “concorrência estrangeira”. E esse amigo está fora da casta dos comunistas encruados que acreditam que essa medida abusiva está “protegendo a indústria nacional” e “tirando de burguês” para colocar em alguma bolsa popular ou bolso de corrupto. Como muitos nesse caso e em outros, engana-se. Os carros importados representam cerca de 6% das vendas nacionais. O comércio de importados emprega centenas de milhares de pessoas na ampla cadeia de negócios. No início de agosto o governo acenou com vantagens para a indústria nacional se modernizar, não chegaram a um acordo que reduzisse preços e custos dos veículos.

Milhares de pequenos empresários podem comprar para seu trabalho pequenos caminhões e cidadãos podem ter veículos com itens de segurança básicos lá fora. Os importados obrigam a indústria a evoluir e evitar preços abusivos e muitos sem similares nacionais. Isso tem pouco valor para o governo? Temos absurdas leis trabalhistas da Segunda Guerra Mundial, do período getulista, no entanto o mundo é absolutamente outro. A nossa infraestrutura de estradas (andem na ERS 118!) é africana por absoluta incompetência gerencial de sucessivos governos. Portos e aeroportos são precários até para turismo de pessoas, para comércio ainda é pior. A Copa escancara isso. Nossos impostos são o dobro de Argentina e Chile. Nossa Educação é das piores entre as avaliadas mundialmente. Saúde… você responde! A Grendene dá uns 10 mil empregos no Nordeste que tirou dos gaúchos. E a Ford e centenas de outras empresas estão na Bahia por culpa de quem? Perdemos empregos por incompetência dos nossos políticos e governantes locais e centrais. O maior parasitismo é do brasileiro em cima do brasileiro. E por que não reduzir carga fiscal das empresas nacionais para melhorar “pontos percentuais” de competitividade, por exemplo, e inicialmente?

O tema é longo e inesgotável, mas exercitemos respostas às charadas e enigmas dos governos e da vida de todos nós. Aos que custam a ver, que alguma Antígona os levem pelas mãos por melhores caminhos.

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico – Cirurgião

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Visite: https://edsonolimpio.wordpress.com

Deixe um comentário