Longevidade e Imortalidade – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião – 06 Fevereiro 2013

 

2013 – 02 – 06 FEVEREIRO 2013 – Longevidade e Imortalidade – Edson Olimpio Silva de Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

Longevidade e Imortalidade

 

Assim como o comunismo é o caminho mais longo para o capitalismo, o ateísmo é também a mais longa jornada para a espiritualidade. Quanto mais luz menos controvérsia, quanto mais sectário maior é a discordância. Credita-se a Galileu Galilei a frase: – A Bíblia nos ensina o caminho do céu, mas não nos ensina como o céu funciona. É no Livro Sagrado que nos causa espanto a longevidade dos profetas. A morte resultou do rompimento do homem com Deus ao ceder junto de Eva à Lúcifer. Adão, o primeiro homem, viveu 930 anos. Nos ensinamentos de Pedro, para Deus 1000 anos são como um dia ou uma noite de vigília. Matusalém viveu 969 anos. Enoque 365 anos. Noé viveu mais de 900 anos e após o Dilúvio ninguém teria vivido mais de 200 anos, ficando na faixa dos 120 anos. Jacó 147 anos. Moisés 120 anos. Sara engravidou aos 90 anos. Há 4000 anos Davi dizia que a idade do homem seria de 70 anos e daí a decrepitude. Eis que agora, 4000 anos depois de Davi voltamos à média de vida dos 70 anos no Brasil.

Cr & Ag

Se antes o mundo precisava ser povoado, hoje a superpopulação assusta e impressiona com a destruição ambiental e continuidade das guerras sem fim, sempre com o homem sendo o algoz do homem pela religião ou pelo ouro, enfim por poder. “Cem milhões em ação, prá frente Brasil, salve a seleção!”, isso é parte da música que embalou as dores e as alegrias dos brasileiros durante os anos 70. Fomos tricampeões mundiais de futebol e iniciamos a jornada da longevidade em curva ascendente. Os constantes avanços da Medicina, da educação e dos investimentos governamentais em saúde pública estão jogando cerca de 30% de vida a mais a cada ano vencido. Espantem-se! No primeiro mundo capitalista em que religião e governo respeitam-se, mas não se imiscuem aumenta-se em velocidade crescente a expectativa de vida útil de quatro meses a cada ano vivido. Lembrem-se que estatística é como biquíni, mostra quase tudo… A singela observação traz esses avanços aos nossos sentidos.

Cr & Ag

As mulheres duram mais porque se tratam mais que os homens”, – observação repetida e ouvida com frequência. “Hábitos de vida mais saudáveis e regrados aumentam a vida” – realidade. Nos tempos ancestrais Deus estava mais próximo e conversava mais com os homens, melhor ainda, os homens buscavam mais a Deus e estavam bem mais abertos para Ele. A natureza era absolutamente livre dos poluentes contemporâneos, assim como a atividade física era essencial para a sobrevivência. E os alimentos? Logo estaríamos envenenando a natureza e os corpos. Sabe-se que a degeneração mental dos nobres e abastados não se deveu somente aos relacionamentos co-sanguíneos, muito pela intoxicação crônica dos metais usados na confecção de taças e utensílios outros. Somam-se a promiscuidade sexual, com a neuro-lues (sífilis atingindo o cérebro). Essas seriam as causas da morte de Alexandre o Grande que na terceira década de vida deixou o maior império construído por um único homem.

Cr & Ag

A morte é a companheira mais fiel da vida, assim como a sombra é da luz ou a enfermidade é da saúde. Essa dualidade ou essa bipolaridade faz-nos navegar entre polos distintos, mas absolutamente próximos. Um difícil de conquistar e manter, outro sedento pelos nossos tropeços ou escolhas erradas. A juventude crê-se imortal. É uma qualidade que remete ao desafio, ao arrojo, ao experimentar e sentir o novo, mas é um defeito quando nos retira o raciocínio, a segurança da razão e o estreitamento dos limites entre vida e morte. Somos seres de âmago, de alma imortal habitando uma casa perecível, com tempo de vida útil e que nos foi gentilmente cedida, emprestada pela natureza em seu ciclo eterno de renovação. Novamente a ciência na Lei de Lavoisier: – Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Somente dois elos nessa cadeia de eventos da vida e da morte nos tornam a imagem Dele: – Disciplina e Amor! Em qualquer tipo de existência, em qualquer tempo ou espaço.

Um pedido aos amigos leitores: dedique agora alguns minutos de oração a quem em plena juventude perdeu esta vida e aos seus pais, familiares e amigos. A dor diária que nos anestesia remeteu-nos para essa brutalidade da morte coletiva. Que nos tornemos novamente seres de Amor com Disciplina de vida.

 

13

 

Dama em negro

Deixe um comentário