2013 – 05 – 22 de Maio 2013 – Desilusão! Uma crescente desilusão – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
Desilusão! Uma crescente desilusão
– Doutor, imagina se o senhor está com meus familiares baixados no hospital? Minha mãe precisa operar a vesícula, meu pai com pneumonia e assim vai. O senhor recebeu a confiança da nossa família e os dias vão passando e a gente não vê nada acontecer para curar ou melhorar as doenças deles. E nós confiamos no senhor e lhe demos carta branca para tomar as atitudes e fazer acontecer, mas nada se vê. – dizia-me um amigo paciente.
– Sim e daí? – perguntei-lhe.
– No seu caso, nós trocaríamos de médico e de hospital para evitar desgraça maior. Viamão tá assim doutor, eu e a minha família votamos nesse pessoal do Bonatto e do André acreditando neles e confiando que teriam a mesma capacidade de decisão da sua vida profissional na administração da Prefeitura, mas até aqui nada de real. E vamos parar com essa estória de não ter dinheiro se a Prefeitura tem milhares de empregados. Essa gente está fazendo o que? Ou tem alguém esperando a indústria da licitação? Estamos muito tristes e acho que logo logo vai ter gente com saudade do Alex. – continuou numa extensa e convincente explanação.
E tem mais! Outro viamonense revela sua insatisfação.
– O senhor tem que parar de acreditar e defender essa turma que tá aí. Os cem dias já foram para o espaço e nem o básico eles conseguem fazer e dar sinal de vida. Ou estão esperando para o último semestre do 4º. ano de governo? Não foi o Rui Barbosa que disse que “a pena é mais poderosa que a espada”? Pois esses secretários e os eleitos parecem que não sabem disso ou ficam naquelas reuniõeszinhas de partidos botando defeitos nos outros e não cuidam da obrigação deles e da nossa vida. São incompetentes ou negligentes? – manifestava-se com profunda irritação. Continuou: – E confio que escreva isso na sua coluna, pois tem uma turma aí que é chapa branca…
Impressiona o crescente número de pessoas que manifestam a revolta e desilusão com a administração atual da Prefeitura. É caminhando pela rua, no consultório com pacientes ou acompanhantes, por mensagens eletrônicas e em outras maneiras. Raros são os que defendem a administração. Vejam o que disse outro eleitor declarado: – E ainda vem gente do partido falar em projeto de desenvolvimento para Viamão. Parece brincadeira doutor. Se não conseguem tapar buracos, limpar a cidade e mudar esse inferno do trânsito que são coisas simples nestes quase cinco meses, o resto é enrolação de linguiça pra enganar cachorro bobo!
Não é da rotina desse espaço dedicar-me prioritariamente à política viamonense, mas é impossível alienar-se com a crescente desilusão das pessoas que votaram na esperança de mudanças positivas e palpáveis. Assim como cresce a desconfiança da capacidade do secretariado em fazer acontecer com o gigantesco quadro funcional da Prefeitura e o medo de que logo venham as licitações para que outros façam aquilo que os assalariados não fazem ou gerar as famosas indústrias de licitações e do caixa dois – vários se preocupam com essa calamidade nacional. Isso é real e os eleitos devem tomar consciência de que na falta de “pão e circo” o povo vai virar-se contra eles. Ou melhor, está reagindo contra de forma crescente.
Algumas colunas seriam necessárias para estampar a desilusão crescente de tantos viamonenses e inclusive eleitores do Bonatto-André, mas continuo torcendo para que acertem o passo e que Viamão agradeça aos seus eleitos por suas realizações e melhora da cidade e de seu povo.
Angelina Jolie – na arte do caricaturista um tributo à coragem.