A feiura de Viamão – Edson Olimpio Oliveira – Jornal Opinião – 02 Outubro 2013

 

2013 – 10 – 02 Outubro 2013 – A feiura de Viamão – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

 

A feiura de Viamão

N

o Jornal Opinião da semana passada escreveu-se sobre Viamão ser uma cidade feia. Outras ocasiões e textos, a mesma observação tem sido feita. Seria observação ou constatação? Esse tema é relevante em pessoas que olham a cidade com o coração e com a racionalidade do observador, mas ausente em muitos responsáveis e nos alienados de sempre. Como o leitor sente a “feiura de Viamão”? O cronista concorda com certas observações e lamentável realidade – Viamão está mais feia dia a dia ou sua feiura é agravada pelo comportamento de muitos viamonenses ou de pessoas excluídas da ética da cidadania ou responsabilidade social – num politicamente correto.

Cr & Ag

Ruas com piso deplorável. Passeios e calçadas ausentes ou quase intransitáveis enquanto uma fiscalização sectária exige e ameaça apenas nas ruas centrais. Pichadores infestam as ruas e sujam e destroem impunemente prédios, o que não se constata em muitas outras cidades. Propagandas sem qualquer disciplina ou bom senso seguem no rumo contrário das cidades, inclusive colossais metrópoles como São Paulo. Lixo depositado a margem de ruas e rodovias, basta a administração recolher várias caçambas para nos dias seguintes os lixões estarem refeitos. Um trânsito central que pode beirar a insanidade consentida, sendo a principal avenida uma pista de alta velocidade. Veículos de propaganda sonora abusiva e veículos de proprietários mais abusivos ainda ostentando sua ‘chinelagem’ sonora. Como o fundo do poço ainda tem subsolo ou o que está ruim ainda pode piorar, lojas colocam caixas de som nos passeios para aumentar o inferno para nossos tímpanos. E as construções irregulares invadindo o domínio público?

Cr & Ag

A criatura pode ser feia, ter mau hálito e higiene comprometedora, atitude grosseira e egoísta, mas sempre haverá alguém para amá-la. Apesar de seus defeitos e tentar estoicamente melhorar, remediar, corrigir seu estado e comportamento. Assim é a vida e assim são os relacionamentos. Estranhos? Por mais estranho que pareça há pessoas e cidadãos que poderiam estar em qualquer outro lugar para viver ou trabalhar, mas exercitam seu amor, seu suor e suas energias buscando tornar a sua vida e a dos outros melhor e com mais harmonia.

Cr & Ag

Mudando da mala pro saco – se São Pedro, aquele que possui as chaves do Céu, fosse o ministro Celso Mello do Supremo acaso teríamos os poderosos indo para o Inferno? Ou os camelos passariam com extrema facilidade pelo buraco da agulha? Outra inquietação – qual a proporção de brancos e poderosos nas cadeias em relação aos negros e pobres? Aguentam mais uma? Logo teremos brasileiros com um nome poderoso – ‘embargo infringente’ da silva?

Cr & Ag

Em tudo há um ‘porém’ ou um ‘mas’, ainda bem! E feiura tem solução, tanto nas cidades quantos nas gentes. E burrice? E irresponsabilidade? E egoísmo e ganância?

AVISO: Esta e as demais crônicas estão em www.edsonolimpio.com.br. Assim como imagens e outros textos desse autor.

IMG_0276

IMG_0279

Igreja Matriz

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Fernando
    nov 11, 2013 @ 16:20:08

    Cidade de Viamão é linda, vive lá por muitos anos…

    Responder

  2. Julio B.
    set 06, 2017 @ 12:22:22

    Viamão é horrivel mesmo.

    Responder

Deixe um comentário