E o Natal vem aí! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião. 06 Dezembro 2016.

 

2016 – 12 – 06 Dezembro – E o Natal vem aí – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

http://www.edsonolimpio.com.br

E o Natal vem aí!

Pessimismo ou otimismo? Algo muda para mais ou para menos dependendo da nossa vontade e atitude? Ou esse companheiro, alheio às nossas necessidades, continua sua trilha com a vontade dos milênios na sua retaguarda? Quem? O tempo! O tempo. A nossa humanidade nos acode e nos sacode. Tempos difíceis no Rio Grande de São Pedro. Estado de calamidade? Ou que nome daremos para essa situação que além de constrangedora para os brios gaúchos é mais que assustadora para todos aqueles que dependem do salário que o Estado paga. E o Natal vem aí… galopeando com suas renas e embalado por algum vento Minuano meio extemporâneo. E os cidadãos olham para suas contas, de ‘revesgueio’ tangencia a geladeira e a mesa da cozinha. Mas nada é tão ruim que ainda não possa piorar – eis que os filhos chegam da escola onde tiveram ou não aulas. Qual a sua aposta?

Crônicas & Agudas

Os filhos, como qualquer criança que ainda teima em ser criança, trazem uma algazarra de alegria que somente os inocentes desfrutam. Ou mais alguém? E ele ou ela sentem que o Natal vem aí numa lágrima incontida e vertida pela impotência real do trabalhador que trabalha. Pensa – como chegamos a essa situação? Há culpados? O rádio anuncia que o Colorado planeja uma campanha reabilitadora na Segundona e escuta uma entrevista em que o cara fala de ‘sorte e azar, de juízes que erraram contra o Inter e outros senões do acaso da silva’. Como chegamos nessa situação? Tem vontade de mandar os filhos se calarem ou irem brincar na pracinha. Treme! Mataram três na pracinha a umas duas noites e… Eles, seus filhos, são os únicos inocentes que continuam inocentes.

Cr & Ag

Ele tem fé. Ela tem fé. Uma prece interrompida e pensa: – A lei é igual para todos. Isso tá escrito na constituição. E está na sua fé assim como o sol nasceu para todos. O sol e a lua são para todos. Um solavanco no peito. – Tá faltando gás! Acabou o resto do último tubo. E agora? Engasga-se com a própria saliva. Tosse convulsiva que se tivesse tomado o café da manhã e colocado algo para dentro no almoço, talvez regurgitasse. Mas o Natal vem aí! As coisas vão melhorar afinal é uma pessoa honesta, cumpre horários a mais, não coloca atestados frios nem se escamoteia no serviço e está ali por concurso público vencido por seu estudo e competência. Sempre se orgulhou pelo seu trabalho público e mostrava o raso contracheque nos crediários. Agora…

Cr & Ag

O vizinho, aposentado no INSS, sempre lhe dizia que tem alguns brasileiros mais brasileiros que os outros. Ria respeitosamente, vendo a vida daquele vizinho piorar ano a ano. Como se a previdência a qual contribuíra quarenta anos estivesse com uma guilhotina lhe amputando partes do corpo. Nunca entendeu bem a situação e trabalhava tanto que nunca teve muito tempo para pensar que… há vários tipos, modelos e anos de brasileiros. Assim como os veículos nas ruas. Desde o fusquinha 1963 tipo frankestein até o carro que nem sabe pronunciar o nome que ele pensava ser de jogador de futebol, talvez algum mafioso, quem sabe algum desses enredados na Lava-Jato e logo descobre que pode ser de algum ‘colega marajá’ do ‘emprego público’. E o Natal vem aí para eles também! – Seria o mesmo Noel e as mesmas renas? – engasga-se novamente.

O tempo jamais esconde a realidade. Isso é coisa de gente. É coisa nossa. Dolorido e brutal, mas nossa responsabilidade. – Algum dia a ficha cai! E caíu pra mim! – olhando para os filhos e sabendo que… o Natal vem aí.

http://www.edsonolimpio.com.br

Deixe um comentário