A Fonte da Juventude!

A Fonte da Juventude!

A água sempre é rica em vida e isso foi observado pelos homens de todas as épocas. Sabemos e intuíam (?) que a vida se originou na água e dela ganhou as terras secas e úmidas espalhando-se pela Terra. Lendas imemoriais revelavam fontes de água, talvez um rio, que trouxesse a juventude para aquele que ali se banhasse ou dela bebesse. No âmago dos mitos está o desejo da juventude e da imortalidade do corpo. Na Grécia antiga falava-se de um córrego nascido na casa dos deuses, o Monte Olimpo, que traria a perene juventude aos humanos.

Dizem que Alexandre, o Grande, apesar de jovem, buscaria uma fonte da juventude em terras onde hoje está a Índia. O explorador espanhol Ponce de León, que acompanhou Cristóvão Colombo na descoberta da América, inspirado em lendas indígenas, buscou a fonte da juventude a partir de Cuba, descobrindo a Flórida. Hoje há uma cidade e uma fonte de águas minerais que teria sido encontrada antes da sua morte pelos indígenas.

Crônicas & Agudas!

O Rio Amazonas teve seu nome dado por exploradores que encontraram uma tribo de ferozes mulheres guerreiras em sua margem. Os mitos sempre incentivaram exploradores, patrocinadores e conquistadores a empreenderem expedições em busca dessas supostas realidades. Acopla-se aqui o mito latino-americano da cidade de ouro de El Dorado.

Observe, arguto leitor, que em nenhuma das três maiores vertentes religiosas há a dádiva da juventude eterna ou da imortalidade. Não sabemos que profetas solicitassem que Deus os tornassem jovens novamente. Abraão e Sara se tornaram pais com mais de um século de vida – velhos! Velhos? Fala-se em idade centenária para alguns profetas.

Jesus Cristo realizou toda a espécie de milagres. Trouxe vida a um defunto sepulto, que saiu da morte lépido e faceiro indo festejar a vida. Trouxe saúde para os enfermos, como para os leprosos com suas carnes apodrecidas numa vida perdida. Enfim, de bençãos miraculosas para pessoas individuais, coletivas e para as mais luminosas transformações – como da água no mais nobre vinho ou da alimentação de milhares de pessoas. Desconhece-se que Cristo tenha concedido a juventude para qualquer criatura terrestre. Essa forma de imortalidade e juventude está na vida eterna, no paraíso celestial.

Crônicas & Agudas!

Os mitos e lendas não encontraram o porto seguro através do bem. As sombras acompanham a luz. Pelo lado do maligno veio a imortalidade e a juventude em beber o sangue humano – os vampiros. Há toda sorte de cultos malignos em todas as épocas com essa finalidade.

Vida longa sem saúde? Os alquimistas buscavam a geração de ouro e alguns a poção da juventude eterna. As ciências da saúde e da vida longa perambulam, inspecionam, instigam, testam e tentam encontrar saúde, juventude e vida longa – sempre recheada de prazeres. Entretanto o Tempo cavalga desde a eternidade em seu corcel num lado recebendo a Luz e no outro as sombras da jornada. Inflexível aos desejos humanos. Humanos? Sim! Somente o ser humano tem a noção e alguma compreensão de sua vida finita, da sua finitude e temporalidade. Uma criatura passageira nesse planeta – “do pó vistes e ao pó voltarás!”

Tempo é vida. A vida que se utiliza e o torna um tempo útil para si e para a vida na Terra. Tempo para realizar e amar. Tempo para entendimento. Tempo para ser eterno quando a missão se cumpre. A fonte da juventude está dentro do homem. Dentro de cada um de nós. A juventude e a imortalidade jamais pertencerão ao corpo passageiro e sim à alma imortal!

2022.08.08 – A Fonte da Juventude – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Deixe um comentário