Orgnicos! O que no contam. Edson Olimpio Oliveira 2023.08.29

Orgânicos!

O que não contam.

Um amigo anda mais assustado que guaipeca ou cusco em tiroteio e mais desconfiado que cego em exame de próstata e foi logo dizendo: “Edinho do céu como é esse troço de orgânico, agora a minha mulher, a dona Misericórdia, tua impaciente, exige comprar somente esse tal de orgânico”.

Já se disse que o Brasil é um Paraguai gigante, em detrimento do vizinho guarani do Lago Azul de Ypacarai. Aqui se falsifica tudo e muito mais. Voltando para a vaca fria – orgânicos são alimentos produzido na ausência de agrotóxicos, pesticidas, fomentadores químicos e vai nessa balada. “Mas leva estrume?” Pois é! “E a água é pura?” Pura sujeira? Entupida de produtos químicos (Tabela Periódica), desde mercúrio (certas regiões) até todo tipo de parasitas, inclusive políticos. A água da nossa torneira vem de empresas que fazem o saneamento básico. Básico! Basicão mesmo. O “bom cloro e o flúor” também é um veneno. Já experimentou botar umas pastilhas de cloro na água do arroz carreteiro? O “básico” não elimina as milhares de toneladas de medicamentos jogados no sanitário (onde descartar com segurança?), hormônios, etc.

Crônicas & Agudas!

Hormônios, Edinho”? Quantos milhões de mulheres tomam anticoncepcionais diariamente. Saem do corpo pela urina que vai do sanitário aos rios. “Bah, não sabia disso!” Pois é. O saneamento básico não retira os minerais nocivos, a química fina. Nem os bilhões de cadáveres dos bichos morto pelo cloro que estão saindo pelas torneiras e nós bebendo essa “boa água”. Não fazem a filtragem necessária porque encarece e sobra menos para a corrupção. Um dos subprodutos do cloro com materiais orgânicos são os THM (trihalometanos): cancerígeno, abortivo, etc. Mais um motivo de controle rigoroso pela saúde pública. Parece ser até verdade que quanto mais longe das cidades, melhor a água. “Ainda?” Nem sempre.

Seguindo nesse cortejo assustador, senão fúnebre, os vegetais orgânicos banhados com a água clorada ficariam impregnados de cloro. “Tem para onde correr, não me assusta Edinho?” Quando você limpou a sua caixa d’água? “Bah, Edinho, nem lembro a última vez!” A coisa segue no embalo de “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Pois vai assim. Lembram da crônica sobre o excesso de pessoas no planeta e sua existência predatória?

Cr & Ag!

O etileno seria um gás natural produzido por frutas e é usado no seu processo de amadurecimento forçado. Mas se sabe que usam outras derivações como o carbureto e até o escapamento diesel de um motor, com as frutas enclausuradas num galpão. Depois até lavam as frutas com jatos de água. Teve época que o pessoal gostava de fazer uma roça na lomba abaixo de cemitérios. Cemitério geralmente é em morros. O maior perigo eram as assombrações e os fiscais corruptos. Isso lá em Pasárgada, é claro.

Uma amiga magoou-se ao ser descortinada a ação que beber suco de caixinha ou de garrafa que não tem nada de orgânico. Duvida? Experimente fazer um suco em casa e no capricho total, guarde na geladeira. Quantos dias estará bom para beber? E nas caixas e garrafas? Ela nunca tinha visto as caixinhas de suco darem nos pés de uva, laranjeiras, etc. A propagando atrofia e até enluta a nossa percepção. São apenas algumas gotículas de conhecimento e conscientização nesse céu sombrio e tempestuoso. Diga-me o que bebes e o que comes e te direi como ficarás! Além disso, o voto “orgânico” não vacina o eleitor de outras escolhas péssimas.

“Edinho, seguinte, te dou dez e tu me dá vinte (ele é sempre muito espirituoso!). Temos que levar fé nos nossos representantes. Eles vão agora resolver essas broncas antigas e tudo vai melhorar. Tenho fé demais e vamos à luta!”

2023.08.29 – Orgânicos! O que não contam. Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

www.edsonolimpio.org

Deixe um comentário