Encontro com o Destino! Edson Olimpio Oliveira. 03 Maio 2022.

Encontro com o Destino!

Dicionário Houaiss. Destino: tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais. Sinônimos: acaso, acerto, casualidade, dita, estrela, fadário, fado, fatalidade, fortuna, lanço, sina, sorte, ventura.

A civilização ocidental tem muitos de seus fundamentos filosóficos ancorados na mitologia grega e no direito romano. Num mundo politeísta, os gregos identificavam divindades, em escala hierárquica, para cada atividade, situação ou clamor humano e as suas interferências no cotidiano. As Moiras eram três irmãs, divindades, encarregadas dos destinos de homens e dos deuses. Associadas ao fiar, tecer o fio da vida de cada criatura. Distribuir o fio e cortá-lo (representando a morte).

Os romanos tinham equivalentes chamadas de Parcas. E as Nornas na mitologia da Escandinávia. O conceito de livre arbítrio sempre existiu em formas e modulações para cada pessoa e época. Na nossa formação cristã-judaica, a força e a obediência divina são exemplares, mas cabendo ao homem escolher o seu caminho. E arcar com os custos de sua decisão e ato.

Crônicas & Agudas!

Na filosofia da reencarnação ou na religiosidade de muitas vidas a cumprir, a criatura volta para recuperar-se, resgatar seus maus feitos, tendo algo como uma agenda a decidir. Entretanto a decisão de evoluir ou iluminar-se continua sendo pessoal e intransferível. Observe que a palavra “intransferível” remonta todas as origens e em qualquer cultura ou religiosidade. Vai em choque, em desacordo e em desagrado, daqueles que atribuem aos outros as suas infelicidades ou agruras. Mesmo quando o resultado é a soma dos erros de uma falange, um grupo ou uma sociedade, ali está encrustado a decisão individual (livre arbítrio), ônus ou bônus pessoal.

“Por que eu?” Ainda: “Por que comigo?” O médico conversa com a adversidade de seu paciente. A fragilidade do corpo pode ou não estar atrelada à fragilidade do espírito. Isso ocorre em variadas, simples ou complexas situações: morte de pessoa amada, diagnóstico de câncer ou de outra grave enfermidade, entre outras. A hierarquia da dor é pessoal. Nenhuma métrica pode avaliar se a minha, a tua, ou o sofrimento de outra pessoa é maior ou menor. Cada coração ama e sofre na luz de sua alma.

Crônicas & Agudas!

Todos e cada um de nós é ligado ao uno – à vida e à morte. Brincamos ao falar que “ninguém vai quando não é a sua hora; o avião é o mais seguro meio de transporte”. Sempre alguém dirá: “Mas se for o dia, a hora do piloto!” Durante uma vida de médico e cirurgião, alguns pacientes diziam: “Orei e pedi muito pelo senhor e por sua equipe, pela enfermagem e por todos do hospital e seus familiares. Se vocês estiverem bem a cirurgia do meu filho (esposa, mãe, …) será bem sucedida.” Meu irmão Eduardo Lopes e eu, como muitos médicos e cirurgiões, fazemos preces nesses “encontros com o destino”. O livre arbítrio do enfermo ou de seus amados estaciona fisicamente antes do bloco cirúrgico. Lá no seu interior está a necessidade da melhor decisão e do melhor trabalho de todos os profissionais – o livre arbítrio de uns no destino do enfermo.

Muito se escreve. Muito se diz ou se silencia. A maternidade física ou espiritual é um formidável e maravilhoso “encontro com o destino”. Deus está ali nos concedendo aquilo que é seu divino privilégio – criar vida! Criar vida! E aqui está a nossa reflexão e entendimento. Ele nos criou e a tudo que existe, mas jamais nos abandonou. Sempre nos proveu para que escolhêssemos nossos destinos e fôssemos responsáveis por eles. A semente da Luz está dentro de cada pessoa. O destino dessa Luz está em cada coração, escaneada por cada mente e eterna como cada alma.

2022.05.03 – Encontro com o Destino – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. pe3488
    maio 04, 2022 @ 11:19:41

    Gratidao

    Responder

Deixe um comentário